A 6ª edição da tradicional Peregrinação Mariana, organizada anualmente pela Paróquia Santo Antônio, foi transferida para o dia 30 de junho, com saída às 5h da Igreja Matriz, no bairro Visconde de Araújo, e destino à Igreja de Nossa Senhora das Neves (em Córrego do Ouro, região serrana). O trajeto de 36 quilômetros serve à demonstração de fé de peregrinos das mais diversas idades. São esperados mais de 700 participantes.
O evento estava programado para acontecer neste sábado (26), mas tendo em vista a greve dos caminhoneiros, a falta de combustível no município e a segurança dos fiéis na Peregrinação Mariana, a data foi transferida para o dia 30/06.
O conhecido percurso é a base da demonstração de devoção dos fiéis: as romarias a santuários ou igrejas dedicadas a Nossa Senhora, especialmente neste mês, simbolizam e inspiram agradecimento pelas graças alcançadas, e também a realização de promessas.
Macaenses e católicos de toda a região podem fazer da peregrinação um momento de vivência familiar e comunitária, não havendo restrição de idade nem distância mínima para caminhar. A estrutura do evento está sendo preparada com o apoio de diversos voluntários, que distribuem água e alimentação no caminho, além do acompanhamento com ambulância, ônibus e agentes de trânsito da Mobilidade Urbana.
A experiência de oração é destaque na fala do pároco, padre Gleison Lima. “A nossa peregrinação é um espaço para superação e também para crescimento da fé e espiritualidade. Tenho certeza de que pela intercessão da Virgem Maria, poderemos completar mais uma vez este trajeto, renovando as nossas intenções e agradecimento. Todos estão convidados”, disse o sacerdote.
Não há idade mínima ou máxima, recordando a organização que os menores de idade precisam ter seu termo de responsabilidade e aptidão física assinados por um adulto responsável e que preferencialmente o acompanhem no dia da peregrinação. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2772-5149 ou pelo e-mail psa.secretaria@gmail.com.