Visitas buscam promover a educação ambiental e preservação da maior restinga preservada do país - Divulgação/ ICMBio

Visitas guiadas acontecem às quintas-feiras e sábados, na parte da manhã. Agendamento prévio deve ser feito pelas instituições interessadas

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é considerado por especialistas como a Unidade de Conservação mais bem preservada do país. Localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, ele engloba os municípios de Macaé (1%), Carapebus (34%) e Quissamã (65%).

Ao longo de toda sua extensão, esse pequeno espaço intocado é reduto de diversas espécies da fauna e da flora, algumas delas ameaçadas de extinção. O Parque foi criado em 1998 e possui cerca de 15 mil hectares de restinga, 44 km de praias virgens e 18 lagoas costeiras de grande beleza e importância ecológica.

Visando manter esse santuário ecológico preservado para as futuras gerações, os profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), responsáveis pela manutenção e proteção do parque, promovem ações de Educação Ambiental com alunos das redes públicas e privadas, estudantes universitários, igrejas e associações.

Segundo o analista ambiental responsável pelo setor de educação ambiental da Unidade, Marcos Cezar, os dias da semana em que o parque recebe estas visitas são, preferencialmente, nas quintas-feiras e sábados, pela manhã.

“Devido às altas temperaturas na parte da tarde, buscamos desenvolver as atividades entre o período de 8h às 11h30”, explica.

Para auxiliar às práticas de educação ambiental, o parque conta com um centro de visitantes em Macaé. Esse espaço, fruto de um termo de ajustamento de conduta entre o Ministério Público Federal e a Petrobras, facilita as atividades e conta com um auditório para 70 estudantes e uma torre de observação.

O ambiente foi pensado para oferecer maior conforto e segurança para os visitantes, assim como possibilitar menor impacto da visitação sobre o ecossistema e servir como base para educação ambiental, tornando-se um polo difusor da importância da conservação do meio ambiente e das unidades de conservação.

O agendamento das visitas pode ser feito pelo e-mail: marcos-cezar.santos@icmbio.gov.br ou pelo whatsapp: (22) 97402-8405.