Grupo Amigos dos Colégios levou alunos para conhecerem o laboratório Tesalab
Ver na prática os ensinamentos apresentados dentro de sala de aula muitas vezes ajuda os estudantes a ampliar os seus conhecimentos e a aprender de forma mais clara e objetiva o conteúdo. E foi pensando nisso que o Grupo Amigos dos Colégios de Macaé e Região firmou uma grande parceria com o Tesalab – Tecnologia em Serviços Ambientais.
A partir de agora, estudantes das escolas públicas estaduais de Macaé e dos municípios vizinhos que são atendidos pelo projeto terão a oportunidade de ter uma aula prática no laboratório, que é considerado referência na região.
Um dos representantes do Grupo Amigos dos Colégios, Pedro Costa, diz que a iniciativa visa sanar uma carência que os estudantes têm dentro das instituições. “A maioria das escolas não tem laboratório de química e as poucas que têm estão precárias. Diante disso, decidimos propor aos alunos essa experiência”, explica.
A primeira instituição a participar foi a Escola Estadual Rachel Reid Pereira de Souza, que fica situada no bairro Jardim Santo Antônio. Cerca de 20 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio tiveram uma aula prática sobre todos os processos de tratamento da água. A apresentação foi acompanhada de perto pela professora de biologia e química, Mariana Peixoto.
Segundo Pedro, o objetivo agora é levar as demais escolas. “Esse projeto visa contemplar as 14 instituições de Macaé e Região. Essa parceria proporciona a eles não só a teoria como vivenciarem na prática o aprendizado”, diz.
Paralelo a isso, o Grupo, que promove atividades esportivas e culturais, vai apresentar uma nova palestra nas escolas. “Dessa vez o tema abordado será sobre depressão, bipolaridade e síndrome do pânico. É importante debater com os jovens esses assuntos sérios que vivemos hoje na nossa sociedade”, conclui Pedro.
O Grupo Amigos do Colégio tem como objetivo valorizar as instituições de ensino público, estimulando a amizade, a convivência e a confraternização dos participantes, principalmente através da prática esportiva. As ações visam promover a redução da evasão escolar e maior rendimento dos estudantes dentro das salas de aula.