Pagamentos

Com a recuperação das atividades do petróleo, o governo do Estado segue a meta de reorganizar e colocar em dia o pagamento de todos os mais de 200 mil servidores, aposentados e pensionistas. Mesmo com atraso, a gestão conseguiu quitar nesta semana os vencimentos de todas as categorias, referentes ao mês passado. A meta é que, dentro de três meses a regularidade nos pagamentos seja alcançada, acabando com quase três anos de desespero.

Reajuste

Em Macaé, o funcionalismo público da cidade, composto por um universo de 13 mil profissionais efetivos, já vai para o quarto ano sem reajuste. E isso ocorre por conta da oscilação da arrecadação, que segue em queda nos tributos próprios, mas em ascensão na parte dos royalties. Com contratações vetadas pela Justiça, o governo ainda segue com despesas acima do que são previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas a defasagem salarial da categoria é bastante alta.

Governos

Com a alta da oposição, Cabo Frio e Rio das Ostras passam a ser campos novos para a atuação de pré-candidatos ao processo eleitoral deste ano, o que pode beneficiar atores da política da cidade. Chico Machado busca o apoio do primo, o prefeito eleito de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia, para tentar mais uma vez um mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Chico teve uma passagem relâmpago no legislativo estadual, no ano passado.

Espaço

E o MDB não está morto. Apesar da debandada dos seus principais atores, entre eles o prefeito de Macaé, o partido quer reassumir a prefeitura do Rio de Janeiro, sendo um dos principais articuladores do processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). Pode até ser que o pastor/prefeito não perca a cadeira, mas que o bloco emedebista vai conquistar mais espaço em seu governo, isso vai.

Turismo

O turismo segue como o principal foco para a defesa da expansão do Aeroporto de Macaé. No entanto, essa grande vertente para a economia da cidade ainda é tratada de forma superficial. É fato que a cidade possui belezas naturais, da Serra ao Mar. Mas há outros fatores que precisam ser levados em consideração, como uma boa base gastronômica, atrativos que envolvem a pesca e a agricultura, sem falar no potencial do turismo de negócios.

Festa

Faltando menos de 15 dias para a celebração do Aniversário de 205 anos de Macaé, ainda não é possível afirmar se haverá a ExpoAgro. Uma licitação para a exploração do Parque de Exposições Latiff Mussi correu na prefeitura, nesta semana. Mas, segundo lideranças da oposição, não houve interesse na disputa pelo certame. A verdade é que o povo aguarda com expectativa o anúncio dos shows que sempre agitam a cidade neste período.

Esgoto

A BRK Ambiental, concessionária que administra a Parceria Pública Privada (PPP) do Esgoto afirmou que todos os trâmites para a definição do reajuste de prestação de serviço, cobrado a todos os imóveis legalizados da cidade, respeitam as regras do contrato assinado com a prefeitura, em vigor desde 2013. No entanto, a elevação das taxas tem gerado insatisfação dos contribuintes, especialmente por reclamações sobre a qualidade do saneamento da cidade.

Cadastramento

Segue o processo de cadastramento dos cidadãos macaenses que passarão a ter direito a quatro passagens diárias do transporte público, subsidiadas ao preço de R$ 1. O procedimento vai durar um mês, e garantirá assistência a todos os moradores que comprovarem residência no município. Passada essa fase, a prefeitura poderia divulgar quanto, de fato, será economizado com essa nova determinação. Ninguém sabe ao certo quanto isso vai custar.

Impasse

O impasse entre os taxistas e o UBER expõe também uma discussão política que se acirra durante o processo pré-eleitoral deste ano. Apesar da causa ser bastante justa, a concorrência entre os dois tipos de transporte público, um regulamentado pelo governo, e outro que segue a modernização digital, acabou se transformando em palanque eleitoral. E tem vereadores da cidade tentando tirar proveito dessa discussão.