Agências de checagens já avaliaram discursos do próprio Lula e apontaram mentiras e manipulações em declarações do petista.
Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (7) que recebeu um projeto do ministro da Justiça, Flávio Dino, para regulamentar as mídias digitais e, supostamente, combater as fake news. Ele deseja discutir esse projeto com a sociedade e abrir um debate para censurar e impedir que empresas de aplicativo divulguem notícias que ele considera “impróprias” ou “mentirosas”.
Lula afirmou que a regulação da mídia deve envolver todos os países do mundo, e não apenas um. Ele planeja discutir o assunto com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com membros do G20 e dos Brics.
Segundo o presidente, se quisermos regulamentar a mídia digital no mundo, não pode ser um problema de um único país. Ele destacou a importância de regular as mídias digitais para preservar a democracia e afirmou que pessoas que usam a internet para pregar o mal e a mentira não podem ter a facilidade que possuem atualmente.
No Brasil, nao há tipificação penal para as Fake News. As notícias falsas são influenciadas pelo ponto de vista e pela ideologia política de quem as cria e compartilha. Cada indivíduo tem sua própria percepção e interpretação dos fatos, o que pode levar a diferentes interpretações na informação e a criação de notícias enviesadas com o intuito de promover determinadas agendas políticas. O fenômeno está presente tanto na velha imprensa quanto em alguns veículos de mídia alternativa.
Além disso, notícias falsas são criadas e divulgadas intencionalmente por governos para enganar o público e manipular suas opiniões. Agências de checagens já avaliaram discursos do próprio Lula e apontaram mentiras e manipulações em declarações do petista.
Com informações de Pleno.News
Por Portal Novo Norte