O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou em uma entrevista nesta quarta-feira (8) que Lula está equivocado ao afirmar que a taxa Selic de 13,75% não faz sentido porque a inflação no Brasil não é de demanda.

Meirelles, ex-presidente do Banco Central nos dois primeiros governos Lula, afirmou que, na verdade, a inflação do Brasil é de demanda. Meirelles elogiou o trabalho do Banco Central e afirmou que está em boas mãos sob a presidência de Roberto Campos Netto. Ele explicou que uma equipe especializada usa parâmetros rigorosamente técnicos em suas decisões e que o BC não entra em debates políticos, mesmo para se defender de ataques.

O ex-ministro recomendou que o Brasil abandone a polêmica contra a autonomia do Banco Central e se concentre em promover o crescimento do país através de reformas e investimentos. “O Brasil precisa se dedicar a crescer”, disse.

Meirelles foi um dos economistas que apoiou as eleição de Lula em 2022, mas dias depois disse estar arrependido e “pulou do barco” do petista após ouvir as desastrosas falas de Lula sobre a economia e suas péssimas escolhas para esta área no Governo Federal. 

Por Portal Novo Norte