A Orquestra Popular de Macaé (OPM) volta a apresentar os ensaios abertos na Praça das Artes, no Centro Macaé de Cultura, a partir desta quarta-feira (5), começando a tocar às 15h para o público que circula nessa área central da cidade. Quem passar pelas proximidades irá ouvir, aplaudir e se inspirar com um repertório de qualidade, selecionado com a finalidade de divulgar a música popular brasileira.
Os músicos terão um momento especial para fazer uma homenagem ao professor Américo Mortágua, que durante seis anos deu aula de bateria na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), vindo a falecer no dia 18 de agosto. Ex-integrante da OPM, Américo participou também de outros projetos da escola como o Benê Lá e a Percussão Infantil. “Américo foi ótimo professor e um grande parceiro, deixou boas lembranças. Está fazendo falta entre nós”, disse o coordenador de Música, Marco Polo Miguel.
A OPM é composta, atualmente, por 13 músicos locais, reunindo professores, alunos e ex-professores da Emart. “Durante o período que os ensaios aconteceram em sala de aula, os integrantes se dedicaram ao estudo do novo repertório, valendo como tempo de preparação para que os arranjos novos incluídos cheguem ao público com melhor aperfeiçoamento possível”, comentou o diretor da Emart, Edie Lameu.
Na volta dos ensaios abertos, a orquestra, regida pelo maestro Bruno Py, estará reproduzindo arranjos de Pixinguinha, um dos grandes ícones da música popular brasileira. As peças trabalhadas são provenientes de um precioso material recebido pela Escola Municipal de Artes através do Instituto Pixinguinha. Também faz parte da grade de novos arranjos da OPM canções de Tom Jobim, João Donato e entre outros compositores.
Os ensaios abertos da OPM serão realizados todas as quartas-feiras, sempre a partir das 15h. A Praça das Artes é um palco alternativo de atrações do Centro Macaé de Cultura, localizado na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.