Brasília (DF), 24/07/2023 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante coletiva de imprensa sobre ação da Polícia Federal em torno do inquérito que investiga a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Andreson Gomes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Oposição pode aprovar convocação e obrigar Dino a explicar sumiço de imagens

Em uma manobra política ousada, opositores ao governo Lula devem pautar o pedido de convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino, que entregou apenas quatro imagens das 185 câmeras de segurança da pasta com as imagens das invasões ocorridas no dia 8 de janeiro de 2023. Como alternativa, o deputado Bibo Nunes (PL-RS) propôs a convocação de Flávio Dino na Comissão de Comunicação da Câmara, já que a oposição enfrenta dificuldades na CPMI do 8 de janeiro.

Se convocado, Flávio Dino não pode se recusar a ir, podendo sofre condução coercitiva se não aparecer sem apresentar um bom argumento para tal.

A comissão, presidida por Amaro Neto (Republicanos-RS), incluiu o pedido de convocação na agenda da reunião desta quarta-feira, com a oposição buscando garantir maioria de votos até o início da sessão. Flávio Dino havia justificado a falta de gravações alegando limitações de armazenamento no sistema do Palácio da Justiça, mas a oposição segue pressionando por respostas desde julho, sem sucesso até o momento, devido à maioria governista que controla a pauta na CPMI.