Empresários e representantes de instituições do ramo offshore visitaram o Aeroporto de Macaé

Empresários do Repensar Macaé fizeram nova vistoria no local na manhã desta terça-feira (06)

 

Empresários que compõem as instituições organizadoras do Repensar Macaé visitaram nesta terça (06) o Aeroporto de Macaé com objetivo de acompanhar de perto o andamento da obra de reforço estrutural da pista de pousos e decolagens, elevando a capacidade de segurança para operações de aeronaves de maior porte, que integram a logística aérea regional. A comitiva foi recepcionada pelo superintendente da Infraero Macaé, Wagner Martins.

Transportados num microônibus, os representantes de empresas e de instituições visitaram as obras que estão sendo realizadas na pista e que apresenta um bom volume para concretização da segunda etapa.

“A previsão desta segunda etapa da obra do novo asfalto da pista é que seja concluída no dia 16 deste mês. A partir daí começa a sinalização e balizamento da pista com previsão de término no dia 20 de dezembro. Assim, concluída esta fase a pista será liberada para operações assistidas”, disse Wagner Martins.

O novo projeto de obra da pista do Aeroporto prevê a elevação, de 7 para 19, do PCN (Pavement Classification Number), permitindo assim pousos e decolagens de aeronaves ATR72, com capacidade para 70 passageiros, que operam nos principais aeroportos regionais do país. A nova pista terá uma extensão de 1200 metros.

O projeto prevê ainda o alargamento dos acostamentos que terão 7,5 metros a mais. A implantação de lâmpadas led na sinalização de balizamento, a implantação da sinalização vertical e a pintura total da pista e outros detalhes irão completar o trabalho. As obras tiveram início no dia 15 de maio. O investimento previsto é de R$ 24,4 milhões. “Conforme segue o cronograma das obras existe a possibilidade dela ser concluída antes do prazo previsto”, declarou o superintendente.

O presidente da Comissão Municipal da Firjan, Evandro Cunha, festejou o avanço da obra e vê uma ótima oportunidade para Macaé, do Aeroporto já estar operando em 100% durante a Feira Brasil Offshore, que ocorrerá em junho do próximo ano.

“A cada visita que fazemos somos surpreendidos positivamente com boas notícias. Ter a possibilidade do Aeroporto de Macaé estar operando com voos comerciais, o novo saguão de embarque e desembarque, além do estacionamento funcionando normalmente em plena Feira Brasil Offshore em 2019. Isso é fantástico. Será uma conquista enorme para a cidade. Isso trará novos investimentos e desenvolvimento para o município e região. O Repensar Macaé considera esta ação como uma das mais importantes dentro do seu projeto”, disse Evandro Cunha.

A Companhia Linhas Aéreas Azul já está em negociação com a Infraero para que volte a operar no Aeroporto de Macaé nos próximos meses assim que a nova pista seja concluída.

Edital de concessão deve ser publicado no dia 15

O edital que abrirá a concorrência pública para a concessão do Aeroporto de Macaé deve ser publicado pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) no próximo dia 15. O prazo foi aberto a partir da publicação da resolução, assinada pelos ministros da Secretaria Geral da presidência da República e do Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil, no final do mês passado.

A publicação valida a concessão e apresenta as regras que irão definir a concorrência pública. Desde quando foi anunciada a proposta de desestatização, três grandes empresas internacionais de aviação visitaram o Aeroporto de Macaé, com interesse de participar da disputa. O Aeroporto da cidade pertence ao bloco Sudeste do plano de desestatização, que inclui também o Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo.

Atualmente, a Secretaria Nacional de Aviação Civil acompanha a fase final das obras de reforma da pista de pousos e decolagens do aeroporto. Com isso, a equipe da Infraero agiliza junto a ANAC a atualização da homologação do novo PCN (Paviment Classification Number), permitindo assim o retorno dos voos comerciais.