NUPEM está arrecadando dinheiro para cooperarem com as instituições de caridade - Foto: Wanderley Gil

Projeto recebe recursos do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação

Nesta terça-feira (17), o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ irá realizar uma reunião para tratar do planejamento do projeto “NorBra- Noruega-Brasil towards a sustainable use of Development”, em 2020.

O encontro é voltado para os membros do corpo social da instituição, composto por docentes, técnicos e alunos. O evento será às 9h30, no auditório do Nupem, no Campus São José do Barreto.

De acordo com a direção do Nupem, serão apresentados e discutidos os rumos deste projeto institucional com o objetivo de engajar o maior número de interessados na próxima edição, além de uma possível nova fase do projeto.

Através de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Stavanger (UiS), da Noruega, estudantes de diversas nacionalidades tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única ao participar das duas edições do curso “Biodiversity: Giving value to the sustainable use of the environment”, a última delas foi em julho desse ano.

O curso buscou avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia, procurando, para isso, a integração acadêmica entre Brasil e Noruega e beneficiando, dessa forma, toda a comunidade científica participante, através da oportunidade da troca de experiências e saberes com colaboradores de outras nacionalidades em prol do desenvolvimento científico.

O principal objetivo do projeto é proporcionar um ambiente comum de aprendizagem para jovens pesquisadores (mestres e doutores), fortalecendo a parceria no ensino superior e na pesquisa entre as duas instituições, garantindo que os alunos tenham as habilidades e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios futuros e, assim, consolidar e desenvolver colaborações educacionais e de pesquisa entre a UiS e a UFRJ no campo da tecnologia ambiental.

O projeto Nor-Bra2020 recebe apoio financeiro do Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação (Norwegian Center for International Cooperation in Education – SIU), que apoia igualmente projetos em outros países, como China, Índia, Japão, Rússia e África do Sul. O SIU tem por objetivo apoiar conjuntos de pesquisa e fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação de ambos os países e promover a integração entre atividades de pesquisa e educação superior em todas as áreas acadêmicas.