Uma das palestras foi ministrada pelo secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini - Foto João Barreto Secom

Palestras para 350 jovens buscam criar novas perspectivas para o futuro

Conhecimentos e informações para 350 adolescentes do Programa Nova Vida encontrarem novas perspectivas de trabalho foram ministrados no segundo Workshop Protagonismo Juvenil. A ação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, foi realizada no auditório Carlos Augusto de Paula ‘Carlão’, na Câmara Municipal de Macaé, na última quarta-feira (25).

Segundo o coordenador do Nova Vida, o pedagogo Douglas Fontes, o objetivo do evento é apresentar novos entendimentos e visões sobre o mundo do trabalho, por intermédio de uma profissionalização alicerçada em bases sólidas. “Nossa equipe quer que, após saírem do programa, os jovens não fiquem perdidos, mas encontrem caminhos seguros”, disse ele.

Uma das palestras foi ministrada pelo secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, que destacou a importância do empreendedorismo. “Empreender é criar coisas novas, fazer diferente, construir uma nova lógica para perspectiva de futuro”, citou.

Sonhos para o futuro

Richard Pereira, 17 anos, atua no Nova Vida em atividades na UPA – Barra. Ele informou que eventos como esse dão novos ensinamentos, os quais reforçam seus sonhos de ser empresário. “Quero ter meu próprio negócio. As palestras e os cursos do programa dão luz e noção sobre o que busco no meu futuro”, conta ele.

Já Bruno da Silva, 17 anos, que exerce suas atividades no Ciep Leonel Brizola, acha que essas falas contribuem para maior experiência no que se refere ao mercado de trabalho. “Esse programa nos oferece eficaz qualidade de vida”, comenta.

João Batista, de 19 anos, estuda Administração na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. Ele falou para o público que, graças ao Programa Nova Vida, é feliz como universitário. “Aqui fiz cursos que me transmitiram o lema do programa que é: ‘Incluir para capacitar’. Digo a vocês, jovens como eu, para que tenham obediência e respeito a quem os quer ajudar”, ressaltou.

Ele mostrou ainda que na faculdade se identifica com a área administrativa assim como na época do Nova Vida em que atuava em setores administrativos de órgãos públicos da Prefeitura de Macaé. “Agradeço pelas palavras semeadas: vocês devem submeter-se com mansidão aos processos que lhes prepararão para melhor atuarem profissionalmente na sociedade”, conclui.