A descoberta ocorreu durante uma pesquisa realizada entre 16 e 18 de janeiro, que analisou amostras coletadas em Cuiabá e Várzea Grande

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso identificou uma nova subvariante da Covid-19, chamada JN 2.5, sendo esta a primeira vez que tal cepa é registrada no Brasil. 

A descoberta ocorreu durante uma pesquisa realizada entre 16 e 18 de janeiro, que analisou amostras coletadas em Cuiabá e Várzea Grande. O estudo visava entender melhor a disseminação e características do vírus.

Nesta pesquisa, 15 amostras positivas para Covid-19 foram selecionadas e sequenciadas. Entre estas, verificou-se que quatro mulheres estavam infectadas com a subvariante JN 2.5. Três destas pacientes necessitaram de hospitalização e, após receberem alta, foram orientadas a seguir isolamento domiciliar. 

A quarta paciente, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), infelizmente veio a falecer. As autoridades de saúde estão agora investigando mais a fundo o caso, buscando compreender a relação entre a subvariante JN 2.5 e o quadro clínico dessas pacientes.

O nome da nova variante lembra, mas não faz referência ao Jornal Nacional, jornalístico que deu ênfase exagerada à Pandemia.