Projeto consolida Macaé como o principal polo produtor de gás e gerador de energia do país
Macaé – A Equinor confirmou, nesta segunda-feira (8), em Macaé – RJ, o desenvolvimento da produção de óleo bruto e gás natural em um bloco pré-sal da Bacia de Campos, um dos principais projetos que impulsionam a transição energética no Brasil. A consolidação do projeto foi celebrada pelo governo municipal, que garantiu a implantação do gasoduto “rota 5”, em parceria com a Petrobras e a Repsol Sinopec. Ao todo, mais de US$ 9 bilhões serão investidos no projeto, com potencial para gerar 50 mil empregos nos próximos cinco anos.
O prefeito de Macaé Welberth Rezende recebeu a confirmação do desenvolvimento do projeto no “megacampo”, que tem como objetivo atender 15% da demanda total de gás natural do país. O anúncio foi feito por Thiago Penna, vice-presidente de projetos da Equinor.
O prefeito destacou que o projeto consolida a referência de Macaé como o principal polo produtor de gás e gerador de energia do país. Ele afirmou que isso é a confirmação do empenho da cidade em fortalecer o ambiente de negócios, oferecendo as condições necessárias para a retomada de investimentos no mercado de óleo, gás e energia. Segundo ele, o objetivo principal é gerar mais oportunidades de trabalho para a população.
A Equinor assumirá a operação do bloco BM-C-33, com potencial de produção diária de 125 mil barris de petróleo. No entanto, o destaque do projeto reside na capacidade de processamento de gás natural, que será o verdadeiro diferencial. Cerca de 14 a 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia serão transferidos diretamente para o Terminal Cabiúnas por meio do gasoduto. Isso aumentará significativamente a capacidade de Macaé em fornecer a principal fonte de energia para impulsionar o novo processo de industrialização da cidade, do estado e do país.
Por Ana Clara Menezes/ O Dia