Moradores dizem que pessoas de um estabelecimento comercial estariam jogando bombinhas no terreno onde os animais ficam abrigados - Eu leitor, o repórter

Cães que vivem na Rua São João, no Novo Horizonte, estariam sendo vítimas de maus tratos

Por diversas vezes, a equipe do jornal O DEBATE vem relatando o descaso das autoridades em relação as políticas públicas para os animais de rua na cidade. São cachorros, gatos e até cavalos largados à sorte por todo o município. O abandono se tornou tão comum a ponto de passar despercebido pela grande maioria das pessoas.

O sofrimento de muitos vem sendo amenizado, nos últimos anos, através do trabalho de grupos voluntários, formados por pessoas da sociedade civil. Mas, mesmo assim, isso não é o suficiente para resolver a questão na Capital do Petróleo.

Os animais abandonados nas ruas acabam, grande parte das vezes, sendo vítimas de maus tratos. Essa semana, um morador da Rua Porto Velho, no Novo Horizonte, procurou a nossa equipe de reportagem para denunciar um caso de crueldade que vem acontecendo onde mora.

“Os cachorros estavam ficando em frente ao prédio da rua e à tarde indo para o estacionamento. Só que eu fiquei sabendo que o pessoal de um estabelecimento aqui estava insatisfeito com a presença dos animais, dizendo que não querem eles aqui porque atrapalham os clientes. Com isso, estariam soltando bombinhas dentro do terreno para assustá-los, e até machucá-los. Eu mesmo ouvi quando fui levar ração para a cadela com os seus filhotes. Soube que um vizinho foi falar com eles que isso não se faz, que precisam ir reclamar com a prefeitura. Se estão incomodados, eles precisam buscar soluções dignas e éticas. Eu já fui várias vezes na página do prefeito na internet relatar o problema, falei da situação desses animais aqui, mas nada. Um deles estava com machucado no pescoço, dando bicheira, mas foi tratado. Uma das fêmeas foi castrada. A outra, que teve filhotes, está doente. Eles precisam ser vacinados e adotados. Eles foram abandonados e estão nas ruas. É muito triste essa situação na nossa cidade”, diz um morador, que pede sigilo do nome por questões de segurança.

Que é um transtorno em várias cidades no mundo, isso não é novidade, mas o que muitas pessoas não pensam quando descartam seus animais, como se fossem um objeto, é que isso acaba se tornando um problema ainda mais grave.

O aumento na população de bichos nas ruas é uma situação alarmante. Segundo a Sociedade Mundial de Proteção Animal, uma única cadela pode gerar em média 100 filhotes. Já uma gata, em apenas dois anos, pode gerar 200 filhotes.

Esses animais disputam os espaços com pedestres e motoristas, sendo a causa de muitos acidentes em vias públicas e rodovias. Por exemplo, quando um animal solto cruza a pista, um carro em alta velocidade, na maioria das vezes, não consegue parar em tempo, e as consequências podem ser muito piores. Além disso, existe o problema das doenças transmissíveis ao homem, conhecidas como zoonoses. Lembrando sempre que o abandono é crime.