A próxima Missa em espanhol acontece já no próximo domingo, dia 1º de julho, às 11h, na Matriz Paroquial
A universalidade da Igreja passa também pela unidade na celebração, independentemente do idioma em que seja proclamada a Sagrada Eucaristia. Pensando em possibilitar aos irmãos de países latinos uma experiência de proximidade com a sua língua pátria, a Paróquia Santo Antônio Macaé tem realizado, desde o ano de 2012, a Santa Missa em espanhol, sempre aos domingos ímpares de cada mês, às 11h.
O rito da celebração – embora idêntico àquele feito habitualmente em português – encontra, nas peculiaridades do idioma latino, uma maneira de tornar o ambiente mais acolhedor a dezenas de pessoas que residem em Macaé vindas de países da América Latina por motivos de trabalho, especialmente no segmento do mercado offshore.
Após breve interrupção no final de 2017, a Santa Missa latina foi retomada no mês de abril – no Domingo de Páscoa -, sendo momento de comunhão para as famílias participantes. “Participar da Missa em espanhol é muito importante, porque temos amigos que não conseguem compreender bem o português e vivenciar o mistério de fé. Hoje somos cerca de seis famílias que participamos, sempre com o incentivo do padre Gleison e dos amigos da comunidade. É muito bom servir a Deus e estar aqui”, afirma Fanny Mery de Francia, voluntária atuante na organização das missas.
O padre Gleison Lima encontra na celebração uma maneira de acolher e contemplar a diversidade da comunidade. “Através de um trabalho persistente e frutuoso podemos estar aqui com irmãos que, longe de suas casas e países, podem encontrar conforto na Palavra de Deus, em seu idioma materno, fazendo que se sintam melhor acolhidos e abraçados pela comunidade”, disse o sacerdote.
A próxima Missa em espanhol acontece já no próximo domingo, dia 1º de julho, às 11h, na Matriz Paroquial, localizada na Travessa Padre Pedro, nº 671, bairro Visconde de Araújo.