Ao lado dos secretários nacionais do Ministério do Turismo, Brito destacou ações e formas de acesso a recursos da Pasta para o setor

O ministro do Turismo, Carlos Brito, recebeu, nesta segunda-feira (23.03), uma comitiva de vice-prefeitos dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Minas Gerais. A pauta do encontro envolveu a viabilidade de ações e parcerias para o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo no país. Na ocasião, Brito e os secretários nacionais do Ministério do Turismo ouviram demandas e apresentaram programas e ações do órgão.

“O nosso governo trabalha cada vez mais interligado aos estados e municípios para que possamos, de forma conjunta, resolver gargalos, dar celeridade a necessidades e fazer a diferença na vida da nossa população”, destacou o ministro do Turismo. “Hoje financiamos mais de 3 mil obras de infraestrutura turística no país e já entregamos, no governo do presidente Bolsonaro, mais de 2.700 obras. Nosso governo não é um governo de promessas, mas sim de entregas”, completou Carlos Brito.

O secretário executivo do MTur, Marcos José Pereira, enfatizou que “o corpo técnico e a alta gestão do Ministério do Turismo estão à disposição para ouvir demandas, esclarecer dúvidas e dar o melhor encaminhamento dos pedidos”. Também presente no encontro, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, advertiu: “para receber recursos do Ministério do Turismo, o município precisar estar inserido no Mapa do Turismo”.

O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região turística do país. Atualmente, integram o Mapa 2.670 cidades distribuídas em 337 regiões turísticas. (Saiba mais AQUI).

Já o secretário nacional de Infraestrutura Turística substituto, Luís Vannucci, reforçou a importância do investimento em obras de infraestrutura na área pelo país. “As obras já concluídas no nosso governo geraram mais de 40 mil empregos na ponta. Infraestrutura é emprego na veia. Quando o município consegue a aprovação de recursos nossos para uma obra, as empresas, geralmente, buscam mão-de-obra na base. Então, este investimento é extremamente benéfico para toda uma cadeia que gira em torno das obras”, apontou.

A secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Débora Gonçalves, por sua vez, destalhou as ações desenvolvidas no âmbito da sua competência com foco em investimentos. “Trabalhamos em duas frentes: com a atração de investimentos públicos e privados por meio do Portal de Investimentos, que funciona como um portfólio de projetos, aproximando os setores público e privados, e por meio da oferta de crédito a empreendedores turísticos a partir do Fundo Geral do Turismo”, ressaltou.

Representando a comitiva de vice-prefeitos, Sorlando Batista, presidente da União de Vice-prefeitos da Bahia e vice-prefeito de Umburanas (BA), agradeceu a acolhida. “Nós estamos iniciando uma batalha junto com cada vice-prefeito, cada ministério, procurando fazer o melhor para as nossas cidades. Eu vim de uma cidade pequena, de 18 mil habitantes, como muitos aqui são de cidades pequenas, e temos muitas demandas nos nossos municípios. Quero agradecer por terem nos recebido e dizer que podem ter certeza de que viremos mais vezes a Brasília e vamos trabalhar juntos”, atestou.

Por Portal Novo Norte