É necessário ter atenção com moradores de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais - Divulgação

Devido à onda de frio intenso que começa a atingir vários estados do país, o Ministério da Cidadania trabalha de forma articulada com a Defesa Civil para garantir proteção à população mais vulnerável, em especial as pessoas em situação de rua. A condição climática atípica chega nesta quinta-feira (20.08) e vai provocar quedas bruscas de temperatura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

A Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (SNAS) alerta para que a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) esteja mobilizada para garantir o abrigamento temporário dessas pessoas, reforçando também a atuação das equipes de abordagem social nos territórios. É necessário ter atenção com moradores de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais.

Além disso, é importante que as equipes do SUAS estejam articuladas com a Defesa Civil para a arrecadação e a distribuição de cobertores e agasalhos, tanto para moradores de rua quanto para as organizações da sociedade civil que ofertam o serviço de acolhimento.

Segundo a SNAS, é um momento que exige muita atenção e um esforço redobrado com a segurança dos trabalhadores do SUAS, em função da situação de emergência em saúde pública causada pela pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Ministério da Cidadania