Enquanto o Nordeste deu a maior nota, com média de 6,9, segmentos como evangélicos, sulistas e pessoas com renda superior a cinco salários mínimos avaliaram a gestão com uma média de 5,2

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, entre os dias 14 e 18 de dezembro, revelou que a média das notas atribuídas ao primeiro ano do terceiro mandato do presidente Lula é de 5,7. O estudo, que ouviu 2.012 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país, apontou uma avaliação mista do governo. Enquanto o Nordeste deu a maior nota, com média de 6,9, segmentos como evangélicos, sulistas e pessoas com renda superior a cinco salários mínimos avaliaram a gestão com uma média de 5,2. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Em relação à direção do país, 45% dos entrevistados acreditam que o Brasil está seguindo o caminho certo, enquanto 43% pensam o contrário. Os indecisos ou que não responderam somam 12%. Comparativamente, em outubro, a gestão Lula tinha uma avaliação positiva de 38%, com 29% considerando-a negativa e outros 29% classificando-a como regular. No momento atual, a administração recebe 36% de avaliações positivas, 29% de negativas e 32% de regulares, com apenas 3% dos entrevistados optando por não responder.