Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Na última quinta, o Conselho de Administração da estatal aprovou Prates como presidente e executivo busca conselheiros e diretores

O geólogo Mario Carminatti, que liderou a descoberta do pré-sal, foi o nome escolhido pelo novo presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, para a diretoria de Exploração e Produção da companhia, segundo quatro fontes que falaram com a Reuters na condição de anonimato.

Carminatti é formado em Geologia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e é PhD em Estratigrafia pela Universidade de Parma, na Itália. Ingressou na Petrobras em 1978, e se especializou em geologia de campo, trabalhando nas bacias no norte do Brasil. Trabalhou na divisão de interpretação da Bacia de Campos e foi coordenador de projetos de exploração em águas profundas em bacias sedimentares, tendo ocupado várias gerências ligadas à exploração.

Carminatti está em uma lista de indicações que foi discutida em reunião na véspera entre Prates e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Além do geólogo, o engenheiro Joelson Mendes, que atualmente é gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, foi apontado por Prates como diretor de Desenvolvimento da Produção, disseram as fontes.

Uma fonte confirmou ainda o nome de Maurício Tolmasquim para compor uma nova diretoria de transição energética, que possivelmente será chamada de Energias Renováveis e Descarbonização.

Todos os indicados para ocupar cadeiras na diretoria precisam ser aprovados no Conselho de Administração, após passarem por testes de integridade e elegibilidade na companhia.

Eleição de Prates

Cabe destacar que, na última quinta-feira, o Conselho de Administração da estatal aprovou Prates como presidente interino da empresa até abril, quando o ex-senador petista deve ser empossado em definitivo no comando da petroleira estatal.

Consultor de energia de longa data que se tornou político, Prates foi escolhido para o comando da Petrobras pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve liderar uma mudança estratégica para voltar a empresa a mais projetos de energia renovável e investimentos em refino.

Prates foi aprovado por unanimidade pelo conselho da estatal, onde também ocupará um assento, disse a Petrobras em comunicado ao mercado ontem.

O novo CEO se encontrou na quinta-feira com Lula ainda nesta quinta para começar a discutir indicações ao conselho pela União, dentre outros temas.

Dentre os nomes cotados para a diretoria, a Reuters ainda publicou na semana passada que Sérgio Caetano Leite, antigo sócio de Prates em empresas, é cogitado para a diretoria financeira, segundo fontes ouvidas pela agência.

Por Infomoney