Marcus Castro trasforma dor em amor e lança site

0
518

Professor Marcus Vinicius Castro presta homenagem póstuma à sua mãe Mara Rúbia e lança o site de ajuda a pacientes oncológicos ‘Click Seus Dias’

 

Professor de fotografia e autor do primeiro livro de fotografias interativas do Brasil, ‘Click Terapia Fotográfica com Seu Eu Interior’, Marcus Vinicius Castro presta homenagem póstuma à sua mãe Mara Rúbia e lança site de ajuda a pacientes oncológicos. Trata-se do Site ‘Click Seus Dias’, que teve seu lançamento na noite de segunda-feira (3), no Crystal Apart Hotel, reunindo familiares e amigos.

Na oportunidade, os convidados foram convocados para uma ‘missão extraordinaria’. Ninguém sabia do que se tratava. “A minha única exigência era que eles fossem com o coração aberto”, disse Marcus, informando que a surpresa foi geral, quando souberam da bela homenagem prestada à mãe e da proposta de ajudar os pacientes oncológicos a superar as dificuldades da doença, emocionando a todos. “Transformei meu luto em luta, minha dor em amor”, disse.

O professor esclarece que o projeto é sem fins lucrativos, e o cadastro assim como o funcionamento são completamente gratuitos e seguros. Marcus ressalta que a parte de programação do site ficou sob a responsabilidade de Thadeu Augusto.

“Eu que acompanhei minha mãe sei que o paciente pode vencer o câncer, mas o período da doença é sofrido e precisa de quem o auxilie a superar”, declarou ele, acrescentando que o site visa ajudar os pacientes através de atividades que venham levá-los a olhar a vida com outros olhos.

Eternizando a memória da mãe

Marcus lembra que quando soube o diagnóstico da minha mãe: Carcinoma Oat Cell em estágio avançado e metastático, se trancou no quarto e chorou muito. “Chorei na tentativa de esgotar no meu eu interior todo o sumo que saía dos meus olhos ao espremer meu coração. Não foi fácil. Não é fácil. Não estava preparado nem sabia lidar com esse universo. Senti a impotência da certeza do não poder fazer nada, é intenso e doído demais”, revelou o professor.

Mas em seguida, ele passa a viver a doença da mãe, acompanhando-a em todas as quimioterapias, consultas, internações, procedimentos paliativos. “Eu pude compreender que a vida é um sopro. Ouvi histórias, conheci outros pacientes, lidei com os medos, vi suas necessidades, e entendi que a gente só percebe tudo isso, quando estamos num leito de hospital riscando os dias no calendário até chegar o momento de viajar para o céu”, contou o escritor, informando que foi aí que nasceu o ‘Click Seus Dias’.

“Este site foi o meio que encontrei de transformar a dor em amor. Consegui através de fotografias (clicadas por nós) eternizar conversas, olhares e sentimentos; fiz minha mãe entender que ela não estava sentenciada ao acaso”, disse. E prosseguiu ele explicando que naquele momento, entendeu o olhar de sua mãe clamando por vida, e juntos iniciaram o tempo de renascimento. “Renascemos quando nos permitimos sentir todas as dores, todos os medos, todas as angústias, todas as superações, todas as alegrias, todas as incertezas da certeza de se viver”, frisou.

‘Click Seus Dias’

Marcus Castro afirma que esta é a hora de compartilhar com o público todo o aprendizado e crescimento, principalmente, com os dias tempestivos. O site ajuda a lidar com um diagnóstico irreversível; procura remediar aquilo que é incurável.

“Ao criar seu login e senha, convido você a permitir-se viver. Não importa o estágio da sua doença; não importa se os efeitos colaterais das medicações estejam agressivos; não importa se “ache” que está sentenciado (a) a algo. Caso seja necessário, peça ajuda a seus familiares e amigos. Mostre-lhes o quanto a vida vai além daquilo que enxergamos de forma rotineira”, disse.

Marcus Castro

Marcus Castro atua desde o ano de 2007 na área de criação, fotografia e edição de imagens. Recebeu o Prêmio Art Populi, pelo projeto de Alfabetização Fotográfica, desenvolvido em sua oficina realizada no Projeto Artes Integradas em Curso, patrocinado pela Petrobras e realizado na ONG CIEMH², onde lecionou durante 3 anos. Cursou extensão em “Digital Photography” realizado pela Universidade de Harvard em parceria com a Alison School.

Patrono da Cadeira 165 (Design Gráfico e Fotografia) da Academia de Artes de Cabo Frio – ARTPOP, divide seu tempo, ministrando Workshops, e dando aulas no curso de Introdução à Fotografia Digital no SENAC. O livro é uma junção de suas experiências / percepções, vividas dentro e fora da sala de aula.