Pollon justificou a moção afirmando que a exposição, instalada na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados, “enaltece um movimento que causou sofrimento e dor ao povo brasileiro”.

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) apresentou nesta terça (21) um requerimento na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados que solicita a aprovação de uma Moção de Repúdio à exposição “Coluna Prestes 100 anos (1924-2024)”, que celebra o centenário do movimento político-militar de cunho comunista.

Pollon justificou a moção afirmando que a exposição, instalada na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados, “enaltece um movimento que causou sofrimento e dor ao povo brasileiro”. Ele destacou que a Coluna Prestes, conhecida como movimento tenentista, tinha o objetivo de tomar o poder por meio de revolta armada, inspirando-se na Revolução Russa.

Segundo Pollon, “a referida exposição ignora as vítimas da Coluna Prestes e fere a memória daqueles que lutaram contra o comunismo e defenderam a democracia no Brasil”. Ele argumenta que a mostra desrespeita as vítimas do movimento e glorifica uma ideologia que trouxe sofrimento ao país.

O requerimento será analisado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que decidirá se a Moção de Repúdio será aprovada e registrada nos anais da Câmara dos Deputados.

Por portal Novo Norte