E preciso ressaltar que os bailarinos premiados pertencem ao grupo Represent Dance Crew do CIEMH² Núcleo Cultural, que merece os maiores elogios pelo excelente trabalho desenvolvido.

A jovem bailarina Lorena Bitencourt conquista o primeiro prêmio na categoria Solo Feminino de Danças Urbanas, e 3º lugar na categoria Danças Urbanas Duo dividindo o prêmio com o bailarino e coreógrafo Thiago Morethe

Um intenso brilho de Macaé reluziu no maior festival de dança do mundo. Trata-se da bailarina e coreógrafa macaense Lorena Bitencourt, que foi aplaudidíssima no 36º Festival de Dança de Joinville (SC), ao conquistar o 1º Lugar em Danças Urbanas na categoria Solo Feminino com a coreografia ‘Cansada das Oportunidades’, saindo vencedora pelo segundo ano consecutivo. Como se não bastasse, Lorena ainda trouxe o 3º lugar na catogoria Danças Urbanas Duo com a coreografia ‘Gravidade’, dividindo o prêmio com o bailarino e coreógrafo Thiago Morethe. A disputa aconteceu no grande palco Centreventos Cau Hansen, na Cidade de Joinville (SC), recentemente.

E preciso ressaltar que os bailarinos premiados pertencem ao grupo Represent Dance Crew do CIEMH² Núcleo Cultural, que merece os maiores elogios pelo excelente trabalho desenvolvido.

No ano passado, a bailarina ganhou o primeiro prêmio na categoria Solo Feminino de Danças Urbanas, com a coreografia ‘Lembranças’, de sua autoria, numa competição grandiosa, que teve 3.320 inscrições, sendo selecionadas 1.513 coreografias, indo 256 selecionadas para a Mostra Competitiva.

A Diretora de Produções do Ciemh2, Dilma Negreiros, ressalta que é muito importante apostar no profissionalismo cultural, e primar pela formação dos jovens. “Este prêmio vem confirmar o potencial do aluno macaense e a qualidade de ensino do Ciemh2”, declara ela.
“Foi uma alegria muito grande essas vitórias inesperadas, pois é difícil a competição pelo alto nível dos participantes. Foi supreendente para mim, uma jovem de 19 anos do interior do Estado do Rio de Janeiro, ganhar uma competição deste porte”, disse a bailarina.

Projetos e desafios

A premiada Lorena Bitencourt conta que está cheia de projetos para colocar em prática este ano. Neste sentido ela já está programando um novo trabalho visando a competição de Joinville de 2020, na carreira solo. Por outro lado, ela pretende fazer uma turnê pelo Brasil e por diversos paises do mundo, junto com a Companhia Flores do Ciemh2, como já aconteceu anteriormente, mas contando com patrocínios.

Por outro lado, a jovem planeja transmitir seus conhecimentos e técnicas a outras pessoas, ensinando dança em escolas. “Sinto uma vontade enorme de ensinar tudo o que aprendi ao longo dos anos a outras pessoas”, frisou ela.

Represent Dance Crew

O Grupo Represent Dance Crew foi fundado pelo Coreógrafo e Intérprete Thiago Morethe, no final de 2012. O grupo vem conquistando seu espaço no cenário artístico nacional, sendo contemplado em grandes eventos e festivais de âmbito nacional, como o Festival de Dança de Joinville, que em dois anos consecutivos foram contemplados com o troféu de 1º Lugar na categoria Solo Feminino Sênior, além dos troféus de 3º Lugar na categoria Duo. Na TV, já participou da 2ª temporada da competição de Dança de Rua da TV Xuxa, na Rede Globo.

Em 2016 o grupo firmou parceria com CIEMH2 Núcleo Cultural passando a integrar o quadro de Companhias profissionais da instituição e realiza oficinas de Danças Urbanas. Em sete anos de existência, o Grupo foi composto por vários intérpretes que colaboraram com o crescimento e desenvolvimento de trabalhos por diversas vezes premiados em festivais e grandes apresentações em locais públicos.

Lorena Bitencourt

Filha mais nova de Elaine Bitencourt do Nascimento Nogueira e Adalcemir da Silva Nogueira, irmã de Lohane Bitencourt Nogueira, Lorena Bitencourt nasceu em março de 2000 em Nova Iguaçu, mas vive a maior parte de sua vida na cidade de Macaé. Ingressou na dança aos 12 anos no Ciemh2. Ela assistiu uma aula do professor de Dança Urbana, Renato Mota do Ciemh2, na Escola Maria Letícia, e logo se apaixonou pela dança. A partir daií foi dedicação integral à dança.

Sua história com a dança veio do amor pela música, que se transformou em necessidade de dançar ao som de qualquer melodia que ouvia na rádio, como conta hoje em dia. Através das aulas de dança na escola, descobriu o trabalho do CIEMH2, onde fez aulas de teatro, danças urbanas e o curso de liderança. Neste sentido, entre muitos ensaios e muito estudo à rotina de uma bailarina, intérprete, coreógrafa e professora, se forma. Buscando aprimorar seu trabalho e adquirir conhecimento no mundo que sempre a encantou, Lorena Bitencourt constrói sua rotina no caminho que escolheu trilhar: a Dança.

Aos 19 anos, Lorena Bitencourt é intérprete do Coletivo Flores, bailarina do Represent Dance Crew, coreógrafa do Simply Feel e ministra aulas de Danças Urbanas no CIEMH2, onde se formou bailarina. Foi no Núcleo Cultural que teve contato com a dança de forma profissional, o que possibilitou trilhar o caminho da arte na cidade de Macaé.

A formação do grupo Simply Feel (2015), a entrada no Coletivo Flores (2016) e no Represent Dance Crew (2017) fizeram com que, ao longo dos anos, Lorena amadurecesse e crescesse rápido no mundo da dança. Ministrando aulas desde 2016, criando coreografias e interpretando em diversas cidades, a paixão pela dança aumentou e consolidou.
Lorena é conhecida por dançar e ensinar dança com amor, alegria e muito estudo. Resultado disso foi a aprovação de seu primeiro solo no Festival de Dança de Joinville. Junto da aprovação, a mobilização de toda a equipe da ONG foi necessária para a arrecadação de recursos para a viagem, continuando com o apoio à formação de seus profissionais.