Segunda edição do Detran Presente deve realizar três mil atendimentos em Macaé

Segunda edição do projeto itinerante deve gerar mais de 3 mil atendimentos

Macaé receberá nesta terça-feira (15) a segunda edição do Detran Presente, ação promovida pelo departamento estadual com objetivo de ampliar o atendimento à população, reduzindo assim a demanda por serviços de vistoria veicular, identificação civil e regularização de documentos.

Os atendimentos voltarão a ser realizados no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Em março deste ano, o mutirão promoveu mais de 2,3 mil atendimentos no mesmo local. “Acreditamos que mais de 2 mil atendimentos apenas no setor de vistoria de veículos serão realizados neste dia”, afirmou o chefe do posto de vistorias do Detran de Macaé, Márcio Machado.

Entrevistado nesta semana pela equipe da redação de O DEBATE, na live exibida na última quarta-feira (9) pela fanpage do jornal no Facebook, Márcio explicou que o Detran Presente é uma iniciativa do departamento que ajuda a desafogar os atendimentos nas unidades que possuem a maior demanda.

“Esse projeto, do nosso presidente Vinicius Farah, contribui e muito com a rotina dos nossos postos de prestação de serviços. Ao concentrar toda a estrutura do departamento, em um local de fácil acesso, o Detran consegue suprir uma grande demanda de atendimentos na cidade”, disse.

Márcio, que está há pouco mais de seis meses à frente do posto de vistoria situado na Aroeira, afirmou que já houve melhorias expressivas na unidade, o que ajudou a dobrar o número de atendimentos realizados por dia. “Conseguimos melhorar as condições estruturais do posto, tanto para os funcionários, quanto para os cidadãos que recorrem aos nossos serviços. Antes, o atendimento diário era de 150 veículos. Hoje conseguimos bater a meta de 300 veículos vistoriados em um dia”, explicou.

Esse aumento de volume de atendimentos se deve também a mudanças realizadas pelo Detran nas regras de vistoria. Agora, veículos com até cinco anos de fabricação não precisam mais passar pelo posto. “Isso ajudou a reduzir o volume da nossa demanda. Porém, o posto de Macaé atende motoristas de outras cidades da nossa região. O nosso trabalho é constante para oferecer ao cidadão um atendimento digno, respeitoso e o mais ágil possível”, disse.

Mudança de endereço

Funcionando hoje em prédio situado na Rua Vitória Régia, na Aroeira, o posto de vistoria do Detran deve mudar de localização ainda neste ano.

Em março, a direção do departamento sinalizou a intenção de transferir as instalações para a área pertencente ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), situada na Rua Télio Barreto, também próxima a Aroeira. “Esse processo está sendo avaliado pela presidência do Detran. É preciso fazer algumas reformas nesse novo espaço, que já estão sendo programadas. Mas ainda não há previsão de quando isso vai acontecer”, disse Márcio.