Obras avançam no município que sempre sofreu com alagamentos — Foto: Bruno Campos

Cidade recebe mais de R$220 milhões em investimentos

Macaé está recebendo o maior programa de drenagem da sua história, e o maior programa do interior do estado do rio. Numa cidade que cresce 20% a cada dez anos, a expansão territorial acelerada gera consequências quando o assunto é escoamento de suas águas.

Em Macaé isso sempre foi um problema. Foi, pois agora a cidade está recebendo obras de macrodrenagem para garantir a escoagem rápida das águas das chuvas o fim dos alagamentos.

Com várias frentes de trabalho, a Prefeitura dedica parte do seu orçamento e mão de obra para este fim. Só neste ano são 2.625 metros de canais e galerias instalados, além de duas bombas importadas com capacidade de escoar 11 mil litros de água por segundo, que foram instaladas recentemente.

Na rua Dr. Télio Barreto, uma das principais vias da cidade, uma grande obra foi realizada para garantir o escoamento das águas do entorno. As obras de macrodrenagem na cidade já passaram pelos bairros Sol Y Mar, Linha Vermelha e no Centro, em duas principais avenidas, a Fábio Franco e a Télio Barreto.

A Bacia da Aroeira, uma das que mais sofria com as enchentes, está com as obras em ritmo avançado, beneficiando mais de 30 mil famílias.

Limpeza de canais

Ponto importante para garantia do escoamento das águas é a manutenção dos canais já existentes. Na maioria dos casos, a sujeira dos canais é grande responsável pela não fluidez das águas e consquentemente, as enchentes.

Por isso, desde o ano passado, o governo vem investindo na manutenção dos canais da cidade. Na última intervenção, só no canal da linha Azul, foram retirados mais de 50 caminhões de sujeira, diariamente.

Investimentos recordes

Para garantir a continuidade das obras, a Prefeitura de Macaé tem realizado investimentos recordes no setor. Desde 2021, foram mais de R$220 milhões investidos só nas obras de drenagem

Por portal G1