Foto postada por Carla no faceboock

A sociedade macaense ficou abalada com o falecimento, ontem (9), de Bertha Barreto, viúva de Hayel Barreto, prestes a completar 81 anos no próximo dia 24 de agosto, data de seu aniversário.

Em tratamento domiciliar após passar um período hospitalizada, ela foi vitimada por um câncer e não resistiu, vindo a óbito por volta das 23 horas de domingo (9). A informação transmitida pelas redes sociais deixou chocados o grande número de parentes e amigos que com ela conviviam.
“Bertha tinha o coração maior do mundo e não encontrava limites para emprestar solidariedade aos parentes e amigos promovendo ações sociais de forma discreta. A legião de amigos que a abraçava em momentos de alegria, em sua residência, era um exemplo vivo do carinho que ela nutria pelas pessoas”, disse Zilma Pires, ao ser informada do acontecimento.

Nas redes sociais, foram muitas as manifestações como as de Marcia Babusca, Ísis Maria, Aldo Lopes, Carolina Mendonça, Iracema Laurentino Teixeira, Suely Mussi, Eli Peron Frongilo, dentre muitos que se solidarizaram com a dor da família, além de parentes.
Natural de Carapebus, casada com Hayel Barreto, o casal teve duas filhas, Carla e Simone. Durante algum tempo residiram no Rio de Janeiro, mas foi em Macaé que o casal viveu a maior parte da vida. Hayel era Inspetor de Rendas do Estado e mantinha uma grande legião de amigos. Nos encontros que realizavam em casa sempre aos domingos, durante o almoço, ou em eventos sociais, as conversas alegres lembravam fatos de macaenses que nos deixaram, mas não ficaram esquecidos.

As 9 horas de hoje (10), a filha Carla Barreto Poppe, casada com Ricardo Poppe, postou no faceboock a mensagem:
“Já não está mais entre nós neste plano físico, retornastes a Pátria Espiritual. A dor na Alma já é da saudade que começa a consumir o peito, mas a certeza do reencontro conforta o coração nas lembranças do momento compartilhado, de amor, alegrias, conquistas. O meu amor, o amor de todos os que tiveram o privilégio de fazer parte dessa tua caminhada”.

Responsável por comunicar o fato aos amigos e convidar para o ritual religioso de sepultamento, Eli Peron Frongilo, amigo fraterno da família, disse que “foi uma perda inestimável e a sociedade macaense sentirá falta das ações benéficas que Bertha fazia as pessoas”
O velório de Bertha Barreto está sendo realizado no Cemitério Memorial da Igualdade, na Virgem Santa, onde o corpo será sepultado as 15 horas desta segunda-feira.