O descarte dos utensílios já pode ser feito em ponto instalado no Mercado de Peixes

Locais contemplados são Mercado de Peixes, Centro de Convivência dos Cavaleiros, Colégio Municipal da Aroeira e Praça da AMPRA, no Aeroporto

Na semana em que comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, a população pode contar com novos pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos. Por meio de nota, a Prefeitura disse que os locais contemplados com a iniciativa são Mercado de Peixes (cuja inauguração do ponto de coleta aconteceu na tarde de segunda-feira); Centro de Convivência dos Cavaleiros – posto 2; Colégio Municipal da Aroeira e Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Praça da AMPRA). Os pontos serão permanentes.

Os resíduos eletrônicos são os equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos. Entre os equipamentos da lista estão computadores, televisores, telefones, impressoras, tablets, aparelhos de som, celulares, baterias, pilhas, cabos, fios, entre outros. De acordo com estudos, a geração global desse tipo de resíduo está crescendo assustadoramente todos os anos, situação que pode causar problemas a curto, médio e longo prazos. Além disso, esse lixo tecnológico ou eletroeletrônico possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Além dessas inaugurações, outras atividades serão realizadas na cidade ao decorrer da semana. Tais como distribuição de mudas, exibição de filmes ecológicos, palestras, além da finalização de plantio do corredor verde da Avenida Evaldo Costa, no bairro Sol Y Mar.

Segundo informações do órgão municipal, as atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e na segunda-feira (4), além da inauguração do ponto de coleta no Mercado de Peixes, foi realizado a distribuição de mudas da Mata Atlântica na base operacional do Sana, ação que se repetirá no local na sexta-feira (8).

Nesta terça-feira (5) houve a caminhada didática, plantio de mudas nativas, apresentação musical da Banda Marcial do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna e do Coral da Escola Municipal Olga Benário Prestes, no Parque Natural da Restinga do Barreto. Ainda ontem também teve o CineAmbiental, no auditório do Paço Municipal e a palestra “Compostagem”, no Sana.

Já na quarta-feira, a partir das 9h, será a vez do mutirão de limpeza na praia do Parque Natural da Restinga do Barreto. Entre 10h e 13h haverá exposição do projeto “Resgatando o passado, semeando o futuro”, oficina com materiais reciclados e teatro de fantoches da Liga da Preservação: Guardiões da Natureza, na base operacional do Sana.

Ainda na quarta-feira, terá o Plantio do Corredor Verde na Avenida Evaldo Costa. As ações de arborização na avenida são para a criação do chamado Corredor Verde. O projeto foi idealizado por engenheiros florestais da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. A execução é feita por empresas como medida compensatória, de acordo com Lei Municipal 3.010/2007, como contrapartida do habite-se ambiental por construções de residências e/ou estabelecimentos comerciais. O local irá receber 360 mudas de espécies nativas como Pau Formiga, Pau Mulato e Lanterneira, apropriadas para a arborização urbana.

A Prefeitura informa ainda que o Parque Natural da Restinga do Barreto receberá caminhada didática, por meio da prática de slackline, na quinta-feira (7), a partir das 9h, e, às 15h, partida de futebol feminino do grupo Monarcas do Engenho da Praia. A palestra “Mata Atlântica: características e importância” será às 10h, na base operacional do Sana.

Para encerrar as atividades, no sábado (9), às 15h, haverá enriquecimento florestal com plantio de espécies nobres da Mata Atlântica em parceria com o projeto Mães Orgânicas de Macaé, no Parque Natural Atalaia.

Segundo o órgão municipal, somente este ano, outras 700 mudas foram plantadas em locais como a Avenida Industrial, Linha Vermelha, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e Avenida Aloisio da Silva Gomes.