Visão sobre o futuro da cidade representa caminho a ser adotado por candidatos a partir de agosto
A visão de futuro, que se projeta através do potencial da transformação do gás natural em energia, é o que pauta a fase pré-eleitoral em Macaé, e o que ajuda a lideranças da cidade a estabelecerem um diálogo positivo, antes que a batalha por voto ganhe de vez as ruas do município.
E a prosperidade projetada pela instalação do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), assim como a consolidação do parque de usinas termelétricas que passa a ocupar o CLIMA – Complexo Logístico e Industrial de Macaé, ajudam também a construir um discurso importante, que, sem sombra de dúvidas, pesará na decisão de cada eleitor, em outubro.
Com o andamento dos projetos criados pela EBTE Engenharia, empresa que viabiliza o novo ciclo da “Macaé Energia”, a cidade volta a identificar novos nichos e oportunidades de negócios, estimulados também pela própria recuperação do mercado offshore, com o fortalecimento da Petrobras.
E, como uma reação em cadeia, essa nova fase estimula também diversos outros setores que também geram emprego, o principal indicador para o fim definitivo de um ciclo de crise, que afetou mais de 40 mil trabalhadores.
“Passamos a fase da crise e alcançamos o período do improviso. Mas o que, de fato, representa a recuperação de uma cidade é o emprego. O Uber, o bolo de pote, são alternativas para quem é técnico, é engenheiro, tem formação e qualificação, mas espera todos os dias a oportunidade de voltar a ter carteira assinada, plano de saúde para a sua família, comida boa e farta na mesa. E isso gera reflexo no comércio, que é a base da nossa economia, assim como em tantas outras atividades. É disso que precisamos discutir nessa eleição.”, avalia o secretário municipal de Relações Institucionais, Léo Gomes, pré-candidato a vereador.
Outras lideranças que também abrem discussões importantes para o futuro da cidade, avaliam como real o início de um novo ciclo na cidade. E que isso representa a importância de se discutir o futuro de Macaé de forma coerente e transparente.
“A cidade não pode discutir uma eleição através de Fake News. Só quem trata Macaé com seriedade é capaz de reconhecer a importância de um debate coerente. E o momento atual é fundamental para isso”, avalia Maxwell Vaz (SD), vereador e pré-candidato a prefeito.