O espetáculo Dona Coisa é um solo interpretado por Janaina Mendes, sob direção geral de Elielson Corrêa.

O Teatro do Sesi Macaé apresenta o espetáculo adulto ‘Dona Coisa’, que está marcado para acontecer nas noites de sábado e domingo (20 e 21)

Uma das atrações mais aguardadas neste mês de outubro é o espetáculo adulto ‘Dona Coisa’, que está marcado para acontecer no final de semana macaense. A montagem será apresentada nas noites de sábado e domingo (20 e 21), no Teatro do Sesi Macaé, nos horários de 20h e 19h, respectivamente. Os ingressos custam R$ 22 (inteira) e a classificação etária é de 16 anos.

Contando com a brilhante atuação da atriz Janaina Mendes e direção geral de Elielson Corrêa, a comédia dramática leva ao palco uma dona de casa que passa as tardes revivendo histórias de sua vida. ‘Dona Coisa’ relê lembranças e revive momentos voluptuosos de encontros e desencontros em sua vida. A peça foi inspirada no conto “Obscenidades para uma dona de casa”, do escritor Ignácio de Loyola, apresentando ao público a atmosfera do tempo presente em diferentes aspectos. A Dona Coisa são dezenas, centenas, milhares de pessoas que vivem a simplicidade da vida cotidiana sem grandes acontecimentos, tendo o extraordinário apenas na imaginação de poder viver as mais variadas situações e emoções.

‘Dona Coisa’

O espetáculo Dona Coisa é um solo interpretado por Janaina Mendes, sob direção geral de Elielson Corrêa. É uma comédia dramática que leva aos palcos o drama de uma mulher, dona de casa, que passa longas e repetidas tardes revivendo suas histórias enquanto espera cartas de um desconhecido cujo conteúdo ela julga inapropriado. Dona Coisa, personagem título, encontra em suas tardes de solidão consentida possibilidades de encontrar-se consigo mesma, reler suas lembranças e reviver momentos voluptuosos de encontros e desencontros que tenha vivido.

Não se trata de sonho, e sim da liberdade de uma mulher recobrar os tempos passados e, assim, reinventar novas possibilidades de viver o presente. O estopim dessa reinvenção de memória é um conjunto de cartas que a personagem recebe. Quem envia tais cartas? Qual o conteúdo dessas cartas?

Macaé aplaude macaenses

A peça ‘Dona Coisa’, após a primeira temporada no Rio de Janeiro e por algumas cidades do interior do Estado do Rio, já conquistou um número significativo de fãs que têm expressado seu apreço e críticas positivas em relação ao trabalho realizado. O elenco e direção, de Macaé, têm orgulho de apresentar mais um espetáculo na sua cidade natal, onde tudo começou. A produção local do espetáculo Dona Coisa é assinada por Dayanna Leal e Viviane Santos, da LS Empreendora Cultural, contando com apoio cultural vitalício do Grupo Teatral

Acto, e recebe a força do artista Aldebaran Bastos.
A atriz Janaína Mendes esclarece que o espetáculo foi concebido em 2015, mas a ideia vem desde 2002 quando ela ainda era estudante de teatro e conheceu o conto do Ignácio de Loyola ‘Obscenidades para uma Dona de Casa’. Após fazer a livre adaptação, pensou logo na direção desse grande desafio de fazer um monólogo. Então convidou Elielson Corrêa.

Ficha técnica

* Direção Geral: Elielson Corrêa
* Atriz: Janaina Mendes
* Diretor de Movimento: Pedro Bárbara
* Produção Musical: Leopoldo Victor
* Operação de Som: Luiz Carlos Mendes
* Iluminação: Apolo de Souza
* Coordenação e Operação de Luz: Fábio Erre
* Maquiagem: Vinny Pinheiro
* Cenários e Figurinos: Beatriz Condini e Mariana Paes
* Designer gráfico: Rodrigo Motta
* Produção Local: Dayanna Leal e Viviane Santos by LS Empreendedora Cultural
* Direção de Produção: Inspira Projetos Artísticos
* Assistente de Produção: Simone Rangel

Janaína Mendes

A atriz Janaína Mendes é formada pela Casa das Artes de Laranjeiras, com experiência em vários espetáculos teatrais. Como produtora, além da graduação em Administração de Empresas, realizou como integrante do Grupo Cabala de Teatro várias edições do Festival Cabala de Esquetes e Domingueira Cultural, tendo este sido vencedor do prêmio Cultura Nota 10 do Estado do Rio de Janeiro.