Em meio a batalha travada entre o governo do Estado e a Justiça, sobre a validade da taxa de licenciamento sem a exigência de realização das vistorias, os motoristas macaenses não querem perder tempo, e agilizam os procedimentos para garantir o documento dos veículos para 2019. De qualquer forma, as tabelas de cobrança do IPVA estão valendo, com previsão de vencimento nesta semana. É preciso garantir o pagamento antes de regularizar a documentação.

Comoção

Sem sombra de dúvidas, a tragédia do rompimento da barragem da Vale do Rio Doce, em Brumadinho, causou comoção nacional. Macaenses estão se reunindo para recolher doações a serem encaminhadas aos moradores da cidade mineira afetada pela enxurrada de lama. Por enquanto, os materiais não foram enviados por conta das ações de resgate que ainda acontecem na cidade. A Defesa Civil de Macaé poderia ser o polo de recolhimento desses materiais.

Mandatos

A semana em Macaé será marcada pela expectativa do início oficial do mandato dos deputados estadual Welberth Rezende (PPS) e Chico Machado (PSD), além dos federais Christino Áureo (PP) e Felício Laterça (PSL). Novatos em seus mandatos, todos possuem uma grande chance de fazer a diferença em nome da cidade. E tradicionalmente se chancelam como pré-candidatos à sucessão do governo da mudança, em 2020.

Transporte

A prefeitura foi ágil em construir o terminal improvisado no trecho final da Rua Jandira Perlingeiro, para abrigar os passageiros após o fechamento do Terminal Central. Depois dos primeiros transtornos, o serviço segue o seu fluxo normal, mesmo um pouco confuso. Agora é aguardar que as intervenções na principal base de integração dos coletivos ocorram dentro dos 90 dias estimados pelo governo. Esse é o prazo para que a manutenção do telhado ocorra.

Alerta

Apesar da calmaria do mar, constante desde o início do verão, os banhistas precisam respeitar a sinalização do Corpo de Bombeiros, que indica os trechos de maior risco de afogamento. O litoral da cidade é conhecido pelas valas, trechos mais fundos da faixa de areia que surpreendem os banhistas. A correnteza também fica mais forte por conta da variação do tempo. Quem presta atenção, curte a praia com mais liberdade.

Eventos

Falando em praia, Macaé mantém um perfil diferenciado das demais cidades litorâneas da região. Enquanto Rio das Ostras, Cabo Frio e até Farol de São Thomé, em Campos, realizam eventos culturais e esportivos, com o apoio da bandeira do Sesi, a Capital do Petróleo conta com o esforço da secretaria municipal de Esportes para manter atrações que movimentem as areias. Mas nem todos conseguem ter acesso aos eventos.

Risco

As fake news ainda geram desconforto e histeria na cidade, um problema que precisa ser contornado o quanto antes. Depois da acusação improcedente de abuso contra menor, agora um possível arrastão sobre a ponte Ivan Mundim, correu a internet e o Whatsapp no domingo (27). Porém, nada foi confirmado, nem pela Polícia Militar, nem pela Polícia Civil. Todo cuidado é pouco para quem divulgar informações sem confirmar os fatos.

Cadeira

Faltando uma semana para encerrar o recesso parlamentar, vereadores já começam a se organizar para iniciar o terceira ano da atual legislatura. O plenário da Casa do Povo vai contar com novidades. Com a saída de Welberth Rezende (PPS) para a Alerj, quem entra é Reginaldo do Hospital. Robson Oliveira (PSDB) assume oficialmente a titularidade da cadeira. E com possíveis convocações do Executivo, outros suplentes também poderão ocupar o Legislativo.

Polícia

O governador Wilson Witzel (PSC) sinalizou que ainda neste ano cerca de 3 mil novos policiais militares serão convocados para atuar no Estado. Com isso, cresce a esperança de que o 32º Batalhão da Polícia Militar aumente o seu efetivo, direcionando mais soldados para as ruas da cidade, assim como para outros municípios da região. A prefeitura também pode auxiliar para elevar a sensação de segurança nas ruas.