Novo Terminal Portuário de Macaé (Tepor) será construído no bairro São José do Barreto

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região concedeu, na tarde desta quarta-feira (28), favorável a suspensão da Ação Cívil Pública que suspendia a licença ambiental do Terminal Portuária de Macaé (Tepor). Com esta decisão jurídica, a empresa responsável​ pode dar início para a  construção do empreendimento no bairro São João do Barreto.

Confira a nota emitida pela EBTE Engenharia:

“O TEPOR vem comunicar que foi proferida decisão que garante a implantação do Terminal Portuário de Macaé. A ordem foi proferida hoje no Pedido de Suspensão de Execução dos Efeitos da Sentença feito pelo Estado do Rio de Janeiro perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Para o deferimento da medida, o Presidente do TRF-2, o Desembargador Reis Friede, levou em conta questões jurídicas, técnicas e econômicas, tendo reconhecido a potencialidade lesiva à ordem pública que decorre da paralisação do licenciamento ambiental do TEPOR. A decisão destaca, assim, o interesse coletivo no empreendimento, em razão de todos os benefícios que repercutirão na sociedade, no Estado e no país como um todo. Dessa forma, tanto o licenciamento ambiental quanto à implantação do TEPOR estão devidamente asseguradas pela medida judicial”.

9 COMENTÁRIOS

  1. ESPERO VER LOGO O INÍCIO DESTA GRANDE OBRA SE TORNAR REALIDADE !!! POIS DANDO O PONTAPÉ INICIAL AINDA DEMORARÁ UNS 4 ANOS PARA ESTAR PRONTA DE FATO E REALIDADE !!! QUANTO MAIS RÁPIDO O SEU INÍCIO DE TERRAPLENAGEM DO TERRENO E INICIO DA CONSTRUÇÃO DA PONTE ATÉ O LOCAL CORRETO !! É PRECISO O ACELERAMENTO DAS OBRAS DO PORTO PARA ATRAIR NOVOS INVESTIMENTOS E NOVOS INVESTIDORES LOCAIS E INTERNACIONAIS !!!! E NOVAS EMPRESAS NÃO SÓ DO RAMOS DE PETRÓLEO E GÁS , MAS NOVAS EMPRESAS DE OUTROS SETORES PARA DIVERSIFICAR A ECONOMIA LOCAL E REGIONAL NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO !!!

  2. Realmente o INEA é um órgão muito estranho. Lembrando que liberou as obras gigantescas com impacto ambiental até hoje mensurável do Porto do Açu. Nesta época, o maior condenado em anos por corrupção, Sérgio Cabral, era governador de RJ. sob sua égide as liberações do INEA bateram tempo recorde. Lembrando que este porto era para ser feito em Santa Catarina mas lá o órgão ambiental foi atuante. Eike veio para RJ e com o governo estadual daquela época conseguiu em tempo recorde as permissões assim como as expropriações que até hoje são contestadas. Como disse INEA é um órgão estranho. É um órgão típico da era Bolsonaro.

  3. Vi alguns comentários até sensatos mas lembro que o Tepor é bom para Macaé. Dizer que é bom para RJ ou Brasil, é chover no molhado. O Porto do Açu , a nossa maior ameaça é uma realidade. Aparentemente o Tepor soa uma elefante branco, se for dinheiro de empresa privada é problema deles. O importante é atrair e manter fixada as firmas Offshore em Macaé. Muitas unidades da Bacia de Campos vão ser retiradas e o campo terá um revamp para uma nova fase do qual o Tepor participará sem esquecer o Présal da BC que não foi explorado.

  4. Finamente uma notícia para o futuro de Macaé. Até então era somente notícias para boi dormir e incentivar propagandas políticas de vereadores, deputados estaduais e federais. O ciclo Offshore ainda não se fechou assim como a Bacia de Campos. A fase Pós Sal ainda tem o seu gás mas a fase Pré Sal está somente engatinhando. Levando 3 anos para construção do Tepor , temos mais 40 anos de movimentação econômica Offshore sem contar outros nichos econômicos.

  5. A noticia aqui dada na mesma data, aponta para o declinio da Bacia de Campos…. 21 plataformas serão encerradas nos próximos quatro ou cinco anos…. Então como o TEPOR vai ser útil para a cadeia logistica de serviços do Petroleo??? Para Bacia de Santos que já tem outros portos que atendem?
    Se houvesse ao menos um deslumbre por parte da prefeitura de que industrias de transformação e bens se instalariam aqui por conta do TEPOR, aí sim eu enxergaria vantagem nesse porto. Mas segundo a própria prefeitura, é praticamente impossivel se instalar em Macaé uma montadora de automoveis, ou outra industria que não seja de petroleo!!!!! Absurdo!

  6. Absurdo!!! Infelizmente pelo que parece, essa obra vai sair do papel. Tremendo Cavalo de Tróia! “levou em conta questões jurídicas, técnicas e econômicas, tendo reconhecido a potencialidade lesiva à ordem pública” sei sim ?!?! “o interesse coletivo no empreendimento” até parece!!! Grande fonte de especulação imobiliária e lucro para poucos. E o clamor popular é apenas fruto de manipulação muito bem feita, marketing. A cidade de Macaé não ira ganhar o que estão prometendo com essa obra não. Aumentar a infraestrutura para cadeia de petróleo em Macaé é furada, principalmente por existirem já outros portos na região que atendem melhor do que o TEPOR irá. O que querem é especular e ganhar dinheiro com o gás. E a reserva de Jurubatiba é que vai sofrer. Uma série de irregularidades à começar pelo órgão licenciador que deveria ser o IBAMA e não o INEA!!!! Sou macaense, e estou triste com essa noticia!

  7. TEMPO É DINHEIRO !!! QUANTO MAIS RÁPIDO INICIAR AS OBRAS DE TERRAPLENAGEM DO TERRENO DO TERPOR !!! MAIS RÁPIDO VIRÁ OUTROS INVESTIDORES E MAIS INVESTIMENTOS PRIVADOS !!! É HORA DE ARREGAÇAR AS MANGAS E COMEÇAR A TRABALHAR PARA CONSTRUIR O NOVO PORTO DE MACAÉ RJ E GERAR NOVOS EMPREGOS PARA A POPULAÇÃO DESEMPREGADA DE MACAÉ E REGIÃO !!! E TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE !!! TIRAR DO PAPEL O PORTO E TORNÁ LO REALIDADE !!!! TEMPO É DINHEIRO !!! VAMOS INICIAR A CONSTRUÇÃO DESTE PORTO JÁ AINDA EM 2019 !!!

  8. QUE A EBTE ENGENHARIA INICIE MAIS QUE RAPIDAMENTE A CONSTRUÇÃO DO NOVO PORTO DE MACAÉ !!! COM O INICIO EFETIVO DA CONSTRUÇÃO MILHARES DE EMPRESAS IRÃO INVESTIR NO PROJETO DO PORTO !!! A SHELL , E OUTRAS EMPRESAS DE PETRÓLEO E GÁS IRÃO ABRAÇAR O PROJETO !!! E MILHARES DE EMPREGOS VIRÃO PARA MACAÉ E REGIÃO !!!

  9. ESPERAMOS O ATERRO NA AREA ONDE SERÁ O NOVO PORTO DE MACAÉ RJ E A CONSTRUÇÃO DO FUTURO BRAÇO DE 4500 METROS EXTENSÃO !!! E QUE INICIE SE MAIS RAPIDAMENTE A CONSTRUÇÃO DESTE PORTO !!! A CIDADE DE MACAÉ , O ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O BRASIL PRECISA GERAR MILHARES DE EMPREGOS EM MACAÉ E REGIÃO !!!!

Comments are closed.