Inscrições para Olimpíada terminam no dia 30

0
743
Concurso é voltado para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio

Procedimento deverá ser feito pelos professores das instituições pela internet

Terminam no próximo dia 30, as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O procedimento deverá ser feito, exclusivamente, pelos professores das instituições de ensino, pela internet, no site: www.escrevendoofuturo.org.br.

A Olimpíada tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de língua portuguesa.

O programa foi criado em 2002, por meio da iniciativa privada, e em 2008 passou a ser ampliado após uma parceria com o Ministério da Educação, quando foi criada a Olimpíada. Ela é um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Nesta edição, ela reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. O aluno participante deverá resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Professores que estejam lecionando para alunos de escolas da rede pública também podem participar. Lembrando que não podem participar os profissionais que lecionem, exclusivamente, em instituições de ensino particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas, bem como aqueles que lecionem apenas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para se inscrever, o professor deverá obter autorização da direção da escola em que leciona para participar da Olimpíada. Poderão se inscrever por uma mesma escola quantos professores desejarem e os que lecionam em mais de uma escola poderão especificar cada escola para garantir a participação de todos os seus alunos.

Eles podem se inscrever em uma ou mais categorias, de acordo com os anos escolares em que lecionam. As dúvidas sobre este concurso serão respondidas pelo e-mail ou pela Central de Atendimento da Olimpíada, pelo telefone 0800-7719310 (ligação gratuita). As inscrições, postagens de textos e todos os materiais de orientação sobre a participação neste concurso estão disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro: https://www.escrevendoofuturo.org.br/.