Última edição contou com duas empresas do Norte e Noroeste entre os destaques

Estão abertas, até 13/6, as inscrições para o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2024. “Um dos objetivos é dar visibilidade às ações institucionais que contribuem para a sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, reconhecendo iniciativas com potencial para motivar e influenciar positivamente demais instituições. Queremos reconhecer e premiar, as ações de destaque em prol do desenvolvimento sustentável, que conciliaram as atividades produtivas com a proteção ambiental, o equilíbrio econômico, a boa governança e o bem-estar social”, explica Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan.

Na última edição, duas empresas – uma do Noroeste e outra com atuação no Norte Fluminense – foram premiadas. Em Macaé, a Schlumberger Serviços de Petróleo (SLB), venceu na categoria “Mudança do Clima e Eficiência Climática”, ao implementar ações que vêm diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e aumentando a geração de energia renovável. E no Noroeste, a Copapa, fábrica de papéis sanitários de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, recebeu Menção Honrosa pelo Programa Copapa +, que reúne uma série de projetos focados em soluções sustentáveis.

“A Copapa é uma empresa com fortes projetos sustentáveis premiados nacionalmente, e sua presença na região e em nosso conselho empresarial é motivo de grande orgulho para a sociedade”, disse o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

O presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, reforçou a importância do prêmio. “No mundo de hoje, sustentabilidade é uma agenda fundamental. E a Firjan, com este prêmio, busca estimular essa prática cada vez mais importante inclusive para o sucesso dos negócios”.

Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa, terceiro setor, universidades e demais pessoas jurídicas com projetos concluídos ou em fase de implantação, desenvolvidos no território fluminense e com resultados mensuráveis em 2022 e/ou 2023. Os finalistas e vencedores serão revelados durante a cerimônia presencial de premiação, que será realizada em setembro.

A edição atual do prêmio possui sete categorias: Governança Corporativa, Estratégias de Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Gestão de Impacto e Investimento Social. O regulamento completo e o link para inscrições estão disponíveis no site do Prêmio.