O governo antecipou para a manhã deste sábado a sequência de inaugurações que marcam a celebração pelos 205 anos da cidade. O anexo ao Mercado de Peixes e a urbanização do Jardim Esperança representam a consolidação de projetos que sofreram atrasos por conta de cortes de verbas e impasses de licitação, mas que, no final, apresentam o resultado esperado, não pela classe política, mas sim pela população que será beneficiada.

Desfile

Já neste domingo (29), data do aniversário da cidade, acontece o tradicional desfile cívico na orla da Praia de Imbetiba. Sem palanque ou tenda reservada, as autoridades irão assistir a apresentação das Forças Armadas, das unidades de segurança e dos alunos da rede de Educação, n o mesmo nível que toda a população. Protestos estão sendo organizados por professores do município, atos simbólicos programados pelo Sindicato que representa a categoria.

Festa

E como não haverá a programação de shows da ExpoAgro deste ano, a população tratou de encarar a situação com bom humor. Ontem (27), foi disparada pelo Whatsapp uma “programação” especial de eventos, que inclui visita ao extinto bar do Zé Mengão, banho de piscina no Tênis Clube e partida de futvôlei na Praia Campista. O show ficaria por conta de Glauco Zulo. Valendo a brincadeira, o povo celebra o aniversário da cidade sem grandes festas.

Luto

A prefeitura de Quissamã decretou luto oficial de cinco dias em função do falecimento do vereador Léo, da SIS. Internado na última semana para o tratamento de problemas de saúde, o parlamentar não resistiu a complicação de cirurgia nos rins e faleceu no início da noite de quinta-feira (26). As condolências aos familiares foram transmitidas pela prefeita Fátima Pacheco, que reconheceu a trajetória política do vereador em prol da cidade.

Desistência

Em Macaé, a desistência do vereador Guto Garcia (MDB) em disputar vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deu ao vereador Julinho do Aeroporto (MDB) a chance de brigar mais por sua ascensão política. Não que o líder do governo na Câmara tenha disposição de encarar o projeto eleitoral deste ano, mas sim de tentar ainda mais espaço dentro da administração municipal, para buscar vaga na sucessão em 2020.

Esgoto

Ainda não está resolvido o imbróglio entre a prefeitura e a BRK Ambiental, sobre a revisão da tarifa de esgoto na cidade. Apesar do planejamento de obras, previsto pela Parceria Pública Privada (PPP) do Esgoto seguir suspensa, ainda há necessidade de se respeitar a programação financeira, que dá direito à concessionária de reajustar valores pela prestação do serviço. Quem fica no meio desse fogo cruzado ainda é a população.

Kairós

Pelo terceiro ano consecutivo, a Paróquia Santo Antônio vai promover o Kairós Macaé, que já é considerado como um dos maiores eventos da Igreja Católica no interior do Estado do Rio de Janeiro. Em setembro, um final de semana inteiro será dedicado ao louvor a Deus, com a apresentação de bandas que pregam o amor, a humildade e a esperança, ensinados pelo evangelho de Cristo. O evento volta a ocupar o Centro de Convenções.

Comida

Está próxima também a programação do Festival de Cultura e de Gastronomia de Macaé, que volta a ocupar o trecho privilegiado da Praia dos Cavaleiros, no primeiro final de semana de agosto. Além dos pratos especiais, produzidos pelos restaurantes que formam o Polo Gastronômico do local, a população vai contar com boa música e uma variedade importante de vinhos e cervejas. O tema deste ano é a memória afetiva que a comida proporciona a todos.

Efeitos

Ao anunciar o investimento de mais de R$ 500 milhões na aquisição de armas, coletes e viaturas, a intervenção federal na segurança pública do Estado precisa olhar mais pelo 32º Batalhão de Polícia Militar e para a 123ª Delegacia de Polícia, unidades que vivem no sucateamento. Hoje, além de ser vítima da bandidagem, o cidadão macaense não consegue registrar ocorrências. E isso só ajuda a esconder a dura realidade das ruas.