Objetivo é trazer assuntos pertinentes à população para a prevenção de acidentes e melhorias no trânsito

Um assunto que envolve e que tem a ver com todos nós. O trânsito e suas vertentes serão o foco do III Seminário de Mobilidade Urbana que acontece nos dias 20 e 21 (quarta-feira e quinta-feira), na Câmara Municipal. Promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana, o seminário vai reunir especialistas e autoridades da área que irão debater e discutir esse tema e outros. O objetivo é trazer assuntos pertinentes à população para a prevenção de acidentes e melhorias no trânsito da cidade.

As inscrições já estão abertas para os dois dias aqui no site e o número de vagas é limitado (inscrições para o dia 20 e para o dia 21). O Seminário será realizado em alusão à Semana Nacional do Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro.

A abertura do evento será com o gestor público, especialista em logística, e secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

“Vamos ter um grande evento, com a presença de grandes personalidades no assunto. É um evento imperdível para todos nós que trabalhamos com Mobilidade Urbana. Já estamos avançando em algumas questões no município, como o aumento e melhoria da frota de ônibus, renovação do parque semafórico, revitalização das sinalizações vertical e horizontal”, pontuou Jayme Muniz, que abordará o tema “Políticas de Mobilidade Urbana”.

Todos os participantes receberão certificado e para os estudantes servirá como horas complementares na faculdade.

Veja os participantes que estarão no III Seminário:

Dia 20
DOUGLAS GONÇALVES DE ABREU SIQUEIRA – TEMA: DIAGNÓSTICOS DE PONTOS CRÍTICOS DE ACIDENTALIDADE | Policial Rodoviário Federal; Chefe Substituto do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte da 8ª DRF/RJ.

TEN. CEL. MOREIRA JUNIOR – TEMA: LESÕES, DANOS E PRÁTICAS INSEGURAS NO TRÂNSITO | Formado pela Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II) e atualmente servindo no 9º Grupamento de Bombeiro Militar.

DR. FLÁVIO ANTUNES – TEMA: O IMPACTO DO TRÂNSITO NA SAÚDE PÚBLICA | Médico, Cirurgião Geral, Diretor da Irmandade São João Batista de Macaé.

LEANDRO ARACATI – TEMA: EDUCAR E TRANSFORMAR | Diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Macaé.

Dia 21

SUZANA NOGUEIRA – TEMA: CICLOMOBILIDADE, O USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE | Arquiteta urbanista – com foco em transportes coletivos e modos ativos.

MAURO GIL – TEMA: CIDADES DO AMANHÃ, TENDÊNCIAS, INOVAÇÕES E SOLUÇÕES | Cofundador e Membro do Conselho Deliberativo – Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV; Cofundador e Presidente – Agência Nacional em Mobilidade – ANAMOB.

CINTHIA ALMEIDA – TEMA: A URGÊNCIA DA GESTÃO DO TEMPO PARA A SEGURANÇA VIÁRIA | Teóloga; Especialista em trânsito pelo ONSV.

ERICA NICKEL – TEMA: MOBILIDADE SEGURA, INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL | Pedagoga; Especialista em Trânsito e em Cidades Inteligentes.

CELSO RODRIGO – TEMA: TECNOLOGIAS ELÉTRICAS LIGADAS À MOBILIDADE URBANA | Engenheiro de Aplicações da WEG.

ALEXANDRE CARDEMAN – TEMA: FERRAMENTAS PARA MOBILIDADE | Analista de Sistemas, Chefe Executivo de Operações e Resiliência do COR – RJ.

VICENTE DE PAULA LOUREIRO – TEMA: DESAFIOS DE UMA INFRAESTRUTURA EFICIENTE EM MOBILIDADE URBANA | Doutor em Urbanismo e Conselheiro da AGETRANSP.

AMANDA MACHADO – TEMA: TECNOLOGIA 5G EM MOBILIDADE URBANA | Engenheira Civil, Pós-graduada em Infraestrutura de Transportes; Diretora de Planejamento de Trânsito, Transportes e Infraestrutura Viária da NITTRANS.

FERNANDO MATSUMOTO – TEMA: DIGITALIZAÇÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO | Diretor comercial, produtos e marketing da Pagmob.

PATRÍCIA ARAÚJO – TEMA: GESTÃO DIGITAL DO TRANSPORTE PÚBLICO | Patrícia Araújo, fundadora da NBUSINESS consultoria, empresa focada em projetos de inovação, tecnologia e consultoria especializada em transporte público e mobilidade urbana.

Por Catarina Brust/ Secom Macaé