III Semana de Ciências Farmacêuticas da UFRJ Macaé

457
Na UFRJ Macaé são oferecidos a graduação em Farmácia e os programas de pós-graduação e doutorado na área

O evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio e os interessados em participar podem se inscrever até o próximo dia 4

Profissionais e estudantes da Universididade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira seguem nos preparativos para a III Semana de Ciências Farmacêuticas da UFRJ – Macaé 2018. A iniciativa tem como propósito oferecer um espaço de discussão sobre o campo de atuação do profissional farmacêutico bem como de demais profissionais da área da saúde.

Este ano o tema abordado será “Uma década de Farmácia – UFRJ Macaé”, tendo como finalidade trazer aos participantes as possibilidades de atuação do profissional farmacêutico na área acadêmica, iniciativa privada e institutos de pesquisa.

De acordo com informações institucionais da comissão organizadora, a III SCF UFRJ Macaé é uma realização conjunta da Coordenação e do Corpo discente do Curso de Farmácia da UFRJ – Macaé e durante o evento serão realizadas palestras e mesas redondas com nomes relevantes no cenário nacional e além disso contará também com mini-cursos e cursos sobre assuntos de relevância na área farmacêutica e de saúde.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 4 de maio pelo site: http://scfmacae.wixsite.com/scfmacae

As atividades estão sendo organizadas pelo Coordenador: Prof. Dr. Willian Jonis Andrioli com apoio de alunos e professores do campus.

O curso de Farmácia é um dos oferecidos pela UFRJ em Macaé. Por meio dele forma-se o farmacêutico – o profissional da saúde que trabalha com o fármaco-medicamento e as análises clínicas, toxicológicas e de alimentos nos aspectos social, científico e tecnológico.
De acordo com informações institucionais da UFRJ, o egresso do curso de Farmácia do Campus UFRJ-Macaé deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas, detalhadas nas Diretrizes Curriculares do MEC, o que lhe propiciará um enorme leque de funções e oportunidades estendendo a inúmeros postos de trabalho públicos ou privados.

O curso tem duração de 10 períodos / 5 anos, na modalidade presencial e anualmente são oferecidas 100 vagas, sendo 50 por cada semestre letivo.

Além da graduação, no Campus é oferecido também o Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências (ProdBio) e também o Programa de Doutorado em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio). O curso (Doutorado) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação. Já o Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPGProdBio) passou a ser oferecido na cidade em 2011, com foco na formação de profissionais capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico de maneira multidisciplinar nas diversas áreas de Produtos Bioativos e Biociências.

A modalidade de ensino tem como finalidade promover a formação e qualificação do profissional para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de identificação, isolamento, síntese e desenvolvimento de produtos bioativos e o estudo de sistemas moleculares acoplados à identificação de alvos terapêuticos de interesse para o combate de inúmeras doenças, incluindo as doenças negligenciadas.