O Facebook acaba de lançar no Brasil o seu aplicativo focado na descoberta de estabelecimentos comerciais e eventos acontecendo na sua região, o Facebook Local. Disponível em outros países desde novembro do ano passado, o produto é uma resposta da rede social a apps e redes como Foursquare e também às funções geossociais do Google Maps.

Não é difícil entender como ele funciona: com uma interface semelhante à do próprio Facebook, o Local mostra eventos ocorrendo na região em que você se encontra e ainda é possível fazer buscas proativas tanto por eventos quanto por estabelecimentos específicos. Basta procurar pelo nome ou pela categoria e ver os resultados no mapa.

Como a plataforma é social, o Facebook Local também indica para você eventos e locais públicos que estão sendo visitados ou são de interesse de seus amigos, ideal para marcar um rolê de grupo. As sugestões dadas pelo app se baseiam também nas páginas que você curtiu e em guias selecionados pelo próprio aplicativo.

As listas e locais estão disponíveis em mais de 60 cidades e você pode até mesmo adicionar calendários ao seu telefone para verificar todos os eventos e compromissos confirmados ou de seu interesse em um só lugar. Para facilitar a sua vida, é possível ser avisado via notificações no celular sobre alterações em eventos ou sobre a proximidade da sua data de realização.

O Facebook Local está disponível para Android e iOS.