Primeiro teste foi feito com uma estação de rádio alemã na Antártica - Wanderley Gil

Autorização foi dada pela da permissão Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no mês passado

O Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) recebeu, no mês passado, a permissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o funcionamento de uma estação de radioamador.

Segundo o IFF, essa rádio tem o indicativo de chamada PY1IFF. Testes já foram feitos com sucesso. O transmissor foi utilizado, pela primeira vez, fazendo o contato com a estação de rádio DPØGVN, instalada na Estação de Pesquisa Alemã “Neumayer III”, em Dronning Maud Land, Antártica.

O objetivo desse projeto, que é coordenado pelo professor Eduardo Beline, é avaliar as condições de propagação de radiofrequência usando transmissões de potência muito baixa, ou seja, um sinal é transmitido a partir do campus Macaé a cada quatro minutos, 24 horas por dia.

“Com esta licença, dois princípios pedagógicos poderão ser trabalhados com os alunos: a pesquisa e a interdisciplinaridade. Intercomunicação e investigações técnicas pautarão nossas atividades”, disse Beline.

Receptores instalados em todo o globo terrestre, ao receberem o sinal, publicam os dados de recepção que podem ser visualizados por meio do site: http://wsprnet.org/.