História

0
297
Lyra dos Conspiradores

História

Ainda é possível resgatar patrimônios históricos da cidade que, apesar de esquecidos pelo poder público, ainda preservam a identidade e a memória de momentos importantes do município, a era antes do progresso do petróleo. Os 145 anos da Sociedade Musical Nova Aurora, celebrados no último final de semana, é o marco na resistência dessa importância, que se soma também a Lyra dos Conspiradores, ao Lions e outras associações de classe do município.

Remédios

A prefeitura comunicou nesta semana que já foi reposto todo o estoque de medicamentos na central de assistência farmacêutica, que funciona no Visconde. Na semana passada, uma matéria divulgada no portal oficial da prefeitura causou burburinho, por assumir a falta de remédios essenciais para o tratamento de doenças como a diabetes. Segundo o governo, a greve dos caminhoneiros e a falta de compromisso de fornecedores foi o que gerou o problema.

Assistência

Hoje, o trabalho de assistência aos moradores de situação de rua vai muito além que um banho e pratos de comida. Há diversos casos em que existe a necessidade de assistência terapêutica, já que algumas dessas pessoas acabam vagando pelos espaços públicos da cidade em virtude de distúrbios ou crises psiquiátricas. Todos são atendidos no polo do pronto socorro do Parque Aeroporto, mas casos de internação não são acolhidos pela rede municipal.

Festa

Bem que a prefeitura poderia abrir os portões do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, colocando um telão, para que a população da cidade possa assistir a partida entre o Brasil e a Bélgica, nas quartas de final da Copa da Rússia. A festa seria garantida, integrando moradores de diferentes bairros e comunidades. Resta saber se a direção do Macaé Esporte permitiria tal atitude, já que o campo é utilizado para treinamento da equipe.

Avaria

Está em condição cada vez mais precária a Rodovia Amaral Peixoto, no perímetro entre Macaé e Rio das Ostras. Crateras, trechos já sem asfalto e mato alto encobrem o acostamento da rodovia que é fundamental para a rotina das operações do petróleo. No início do ano, o governo do Estado ensaiou a realização de um projeto de concessão da estrada, que só deve ser concluído no próximo ano. Até lá, o DER precisa prestar algum tipo de serviço, com urgência.

Agendamento

Apesar de conseguir otimizar serviços e ampliar o número de vagas para atendimento aos motoristas locais, o agendamento de vistorias no posto do DETRAN situado na Aroeira ainda dá muita dor de cabeça para os condutores locais. Hoje, veículos fabricados até 2014 não precisam passar pela avaliação. Porém, quem tem carro com mais de cinco anos de uso, precisa seguir a peregrinação até o posto. Quando não se consegue, o jeito é recorrer aos despachantes.

Eleição

Após o fim do recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores só vai respirar as eleições. E não apenas o pleito nacional que acontecerá em outubro. Até dezembro, os 16 parlamentares em atuação no plenário terão a tarefa de decidir quem conduzirá a Casa durante o biênio 2019-2020. Por enquanto, Dr. Eduardo Cardoso (PPS) é cotado a garantir a reeleição. Ele segue à frente do comando da casa desde 2013.

Trabalho

Falando no recesso parlamentar, os vereadores passam a seguir com ofícios debaixo dos braços, visitando as principais secretarias do governo, com objetivo de solicitar intervenções de infraestrutura em bairros e comunidades. A iniciativa tem dado certo para alguns, que conseguem levar para praças e vias públicas trabalhos como reformas e limpezas. No entanto, nem todos os vereadores da base aliada do prefeito possuem esse prestígio.

Segurança

Uma nova agenda entre representantes da política local e o comando da intervenção federal na segurança pública do Estado deve ocorrer nos próximos dias. O objetivo é apontar os altos índices de homicídios, ocorridos em função da disputa pelo tráfico de drogas, que ocorreram em Macaé nos últimos dias. Após a visita do secretário de Segurança Pública do Estado à cidade, nenhuma ação concreta foi adotada pelo Estado.