Início Notícias Guarda realiza instrução para agentes da PM atuarem na Lei Maria da...

Guarda realiza instrução para agentes da PM atuarem na Lei Maria da Penha

0
1120

Agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal recebem instruções na manhã desta terça-feira (17) - Foto Divulgação PM 

Durante toda esta semana, policiais militares, inspetores e supervisores da Guarda Municipal recebem orientação

Durante esta semana, profissionais da área de segurança da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Macaé que atuam nas regionais da cidade estão recebendo capacitação sobre a Patrulha Maria da Penha, no quartel do 32° BPM de Macaé.

São 6 agentes da Polícia Militar que vêm recebendo instruções e informações sobre o tema da violência contra a mulher e sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

A Patrulha é comandada pela Guarda Municipal de Macaé, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) que atende as mulheres em situação de violência doméstica que já têm medidas protetivas de urgência emitidas pelo Judiciário.

Desde a implantação do serviço, os agentes vêm sendo capacitados com orientações sobre o atendimento à mulher em situação de violência. Desta vez, a capacitação está sendo direcionada aos supervisores, inspetores e agentes militares que atuam no município de Macaé.

“Eles poderão, a partir de agora, orientar outros agentes para também atuarem como um reforço na patrulha em situações de pressão ou de confronto, como uma prisão em flagrante, por exemplo”, diz a comandante da Guarda Municipal, Adriana Manilha.

Recentemente no comando da Guarda, ela enfatiza que os agentes da Patrulha devem estar preparados para atender, não somente as mulheres em situação de violência, mas toda a família.

Chamadas ‘190’ – A Polícia Militar, as denúncias de violência doméstica, principalmente contra a mulher, lideram o ranking do acionamento ao número 190.

No primeiro semestre de 2019, das 164.581 chamadas recebidas pelos operadores do serviço, 30.617 eram para atender ameaças contra mulheres.

A cabo Cristina Guimarães, do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atuará na Patrulha, lembra que a capacitação foi fundamental para que ela pudesse ter mais embasamento e atuar nas ocorrências.

SEM COMENTÁRIOS