Ministério da Agricultura orienta que estados declarem emergência zoosanitária

Orientações foram emitidas pelo Ministério da Agricultura para que os estados declarassem emergência zoosanitária em virtude da gripe aviária. A medida foi anunciada em nota com o objetivo de conter o avanço da doença no plantel e efetivar ações do governo federal nos estados. Foi o ministro da Agricultura, Carlos Fábvaro, quem fez o pedido em reunião com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal na quinta-feira (20). Alertas também foram feitos pelo ministro para que as ações de contenção sejam reforçadas pelos estados, a fim de impedir o avanço da doença.

Em 22 de maio, por meio de portaria do Ministério, foi declarado estado de emergência zoosanitária em território nacional. O Brasil ainda possui o status de um dos quatro países com a condição de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no plantel comercial, de acordo com o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). No entanto, a pasta enfatizou que as medidas de enfrentamento à gripe aviária só poderão ser efetivadas se os estados adotarem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo em locais onde não há registro da doença, uma vez que um caso em ave comercial afetaria todo o país.

O estado de emergência já declarado pelo ministério permite a mobilização de recursos da União e a coordenação com outros ministérios. Entretanto, a pasta enfatiza que os estados devem adotar medidas semelhantes à emergência zoosanitária da União para terem acesso aos recursos disponibilizados pelo governo e aplicarem as ações. O ministro afirmou que estão trabalhando com celeridade e transparência, adotando prontamente todas as medidas de controle para tranquilizar e garantir a confiança dos consumidores dos produtos de frango do país, que são exportados para mais de 150 países no mundo.

Por Portal Novo Norte