O ministro da Defesa detalhou que “a situação exigiu uma resposta imediata do governo para garantir a segurança de todos”.
Devido à tragédia causada pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, o governo federal decidiu adiar o Enem dos Concursos, previsto para ocorrer neste domingo, 5 de maio. A nova data para a realização das provas ainda não foi estabelecida. Esta decisão, anunciada em Brasília nesta sexta-feira (3), reflete a gravidade do desastre que já afetou 235 municípios e impactou quase 352 mil pessoas.
O ministro da Defesa detalhou que “a situação exigiu uma resposta imediata do governo para garantir a segurança de todos”. Até o momento, a Defesa Civil reporta 37 mortos e 74 desaparecidos, com mais de 23 mil desabrigados. As chuvas têm causado estragos desde o início da semana, deixando um rastro de destruição por todo o estado.
Entre as cidades mais afetadas estão Canela, Candelária e Caxias do Sul, com múltiplas mortes registradas. O Ministério da Defesa mobilizou 626 militares, além de viaturas, embarcações e aeronaves para auxiliar nas operações de resgate e apoio às vítimas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias, o que pode complicar ainda mais a situação atual. O governo segue monitorando os desdobramentos e trabalhando em medidas de resposta rápida à calamidade.
Por portal Novo Norte