Wilson Witzel exibe uma camisa da Associação Nacional de Fibromiálgicos e doenças correlacionadas

Wilson Witzel autoriza a criação do Programa de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou a lei 8581/19, de autoria do deputado estadual Welberth Rezende (Cidadania), que cria o Programa de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia (PCPF/RJ). O objetivo é ampliar os serviços para diagnóstico e tratamento da doença e capacitar agentes de saúde e familiares.

Durante o encontro realizado no Palácio Guanabara, o governador ressaltou a importância do projeto. “A fibromialgia ainda é uma novidade para a medicina, mas para o paciente é uma terrível doença que causa muitas dores e incapacita as pessoas. O deputado trouxe essa proposta que foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e eu aqui sancionei o projeto”, disse Witzel.

Estão entre as diretrizes do programa o respeito aos direitos humanos, a priorização do diagnóstico precoce, o enfrentamento a preconceitos sofridos por pessoas com fibromialgia, a diversificação de tratamentos alternativos e o desenvolvimento de atividades reguladas nas unidades de saúde.

O programa poderá firmar parcerias com entidades e órgãos das prefeituras do estado. “Este projeto procura congregar as necessidades das pessoas com fibromialgia com as possibilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando-se a rede de cuidados existente nos municípios. Ele é fruto da iniciativa de um grupo de familiares e de pessoas que têm um canal de articulação com o mandato”, justificou Welberth Rezende.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite a todos tenho ernia de disco sendo que os discos estão batendo nos sacrolicos,tenho artroses ambos os joelhos mãos pés coluna,efizema pulmonar,(sou portador de fibromialgia)joelho sem cartilagem .já fui várias perícias no RJ nada de resolver.um direito nosso eles não dão .hoje só vivo em cima de uma cama com 41 anos.e detalhe os peritos debochão e rir de vc.nem se quer tocam em vc e nem seus exames ver.

  2. Eu fui diagnosticada com fibromilagia esse ano. Sou servidora do Governo do Estado e nesse período de crise, só consegui dos peritos que atenderam deboche e humilhação.
    É uma novidade para a medicina. Imagina para equipe médica da perícia do Governo do Estado do Rj.
    Não adianta lei, se somos tratados como lixo pela equipe médica do nosso.estado.

Comments are closed.