A Justiça Eleitoral de Macaé já demonstrou que não está para brincadeira nestas eleições e tem apertado o cerco contra as artimanhas, aplicadas por candidatos, que almejam a todo custo garantir a perpetuação de mandatos, com vistas a driblar os efeitos das investidas da Operação Lava Jato. Através do auxílio dos cidadãos, crimes contra a transparência do pleito são identificados e devidamente punidos. Até o dia 7 de outubro, muita coisa ainda pode ocorrer.

Agricultura

A secretaria municipal de Educação prometeu divulgar em dois dias o edital para a seleção dos pequenos produtores rurais que irão atender demandas da merenda escolar, através do programa da agricultura familiar. O prazo foi estabelecido após um grupo de produtores protestar na porta da prefeitura, na segunda-feira (10). Se o edital não for lançado, há risco de que a secretária seja convocada para prestar esclarecimentos na Casa.

Convocação

Falando nisso, a SIT e a secretaria de Mobilidade estão convocadas a prestar esclarecimentos no plenário do Legislativo, sobre a aplicação do Cartão Macaé. Como a passagem a R$ 1 será liberada para todos os usuários, devidamente cadastrados pela prefeitura, ficou a dúvida de como o sistema vai operar. Vale lembrar que a prefeitura ainda inscreve moradores da cidade, com residência comprovada, até o próximo dia 20.

Licitações

Acredita-se que, com a mudança na gestão da secretaria municipal de Saúde, a prefeitura vai conseguir destravar processos licitatórios importantes para a continuidade dos atendimentos à população. Vale lembrar que a pasta passa a ser conduzida por Luiz Carlos, Controlador Geral do Município. É ele que dá o aval para a liberação de verbas, garantindo que os índices da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) sejam atendidos. Ou seja, ele passa a ser fiscal dele mesmo.

Currículo

Consta também no histórico de atribuições já cumpridas por Luiz Carlos na gestão municipal a intervenção decretada pelo governo, no ano passado, sobre a gestão da secretaria municipal de Agroeconomia. Foi ele o responsável por apurar denúncias sobre a má gestão da pasta, especialmente no que diz respeito àcotização de salário de assessores. O resultado deste trabalho criou uma regulamentação sobre as condutas dos cargos comissionados.

Troca-troca

Ainda falando sobre a Saúde, coordenadores e secretários adjuntos da pasta estão agitados, sem saber quem fica ou quem sai da pasta. É fato que pontos estratégicos da rede serão modificados para conseguir dar agilidade nos trâmites burocráticos. Porém, não é esperada alteração na parte técnica da pasta, que seguirá os comandos do corporativismo da medicina local. Tudo certo, para quem realmente manda na Saúde da cidade.

TAC

Estabelecimentos comerciais situados à margem da Avenida Evaldo Costa, entre o Riviera e o Sol Y Mar, entrarão com uma ação coletiva no Ministério Público, com vistas a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regulamentar a questão sobre a Lei do Silêncio. É que o comércio, com alvará solicitado à prefeitura, sofre com denúncias sobre a execução de som alto. O impasse afeta famílias, mas põe em risco dezenas de empregos.

Panfletagem

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) estará em Rio das Ostras, nesta quinta-feira (13), às 17h. O parlamentar que foi eleito pelo júri do Congresso em Foco 2018, o melhor deputado federal do Brasil, é candidato a reeleição e fará uma panfletagem com a militância do PSOL e apoiadores, com ponto de encontro na Ponte Estaiada. Glauber aproveita a oportunidade também para presta contas de suas atividades, responde a questionamentos e tira dúvidas com eleitores.

Privado

Em se tratando de Segurança Pública, a intervenção federal no Estado não garantiu qualquer solução para o impasse enfrentado por Macaé, neste setor. Por conta disso, cresce a adesão de serviços privados de proteção, prestado por soldados da Polícia Militar. Infelizmente, esta é a única alternativa para empresários e comerciantes, que temem ser surpreendidos por bandidos que atuam a qualquer hora do dia, e da noite.