Foto: Rui Porto Filho

No momento em que cresce a esperança pela retomada econômica, a Firjan Norte Fluminense está organizando um evento on-line e gratuito que busca ajudar empresários associados a conseguirem acesso às mais diversas – e vantajosas – linhas de crédito. O atendimento acontece na terça-feira (23/11), entre 9h e 18h, em sessões individuais nas quais haverá consultorias e direcionamentos focados em cada empresa.

Entre as empresas que recorrem às linhas de crédito, os objetivos mais comuns são aquisição de equipamentos, financiamento de insumos, aumento do capital de giro e renegociação de dívidas. Para isso, o Núcleo de Acesso ao Crédito da Firjan mantém contato constante com algumas das principais instituições bancárias do país, de modo a intermediar e encaminhar às melhores linhas de crédito do mercado.

“As sessões serão individuais para manter o necessário sigilo de cada empresa. Vamos primeiro ouvir para entender a situação particular de cada uma, e então direcionar e orientar às melhores linhas de crédito disponíveis do mercado. Muitas vezes, as empresas recorrem a financiamentos com taxas mais altas, prazos curtos e sem carências que acabam não sendo adequadas aos objetivos que buscam atingir”, explica Eduardo Trotta, especialista em Suporte de Investimentos da Firjan.

O atendimento individual vai durar em média 30 minutos. Para se inscrever ou tirar dúvidas, basta entrar em contato com a Representação Regional da Firjan Norte Fluminense pelo telefone (22) 2748-7805.

Na ocasião, também será apresentada a Cartilha de Orientação de Acesso ao Crédito, elaborada com o intuito de prover ao empresariado fluminense, informações qualificadas acerca das linhas de crédito disponíveis. Recentemente, por exemplo, o Governo Federal regulamentou o Programa de Estímulo ao Crédito (PEC) para micro e pequenas empresas e micro empreendedores individuais (MEIs). A iniciativa cria incentivos para os bancos abrirem linhas de crédito para essas categorias de empresas ao conceder um tratamento mais vantajoso à base de capital das instituições financeiras participantes.