Foto: Divulgação

Comércio, Agropecuária e Indústria elevaram o índice na maior cidade do interior; Macaé teve saldo negativo

Campos iniciou 2024 como a nona cidade que mais contratou em janeiro, considerando os 92 municípios fluminenses. Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan. Por outro lado, Macaé, que se destacou em 2023, teve um dos piores resultados – um movimento típico para o período, segundo a Firjan, devido ao encerramento de contratações temporárias.

“Depois de um ano de destaque da região no cenário estadual, é preciso olhar com cautela os dados que sugerem um desequilíbrio devido a contratos temporários encerrados. Mas nos salta aos olhos que, mesmo neste cenário, Campos tenha se destacado”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

O saldo de Campos foi de 152 vagas abertas, com resultados positivos no Comércio (+258), Agropecuária (+39) e Indústria (27). “Atividades de teleatendimento” (+120) foi a principal contratante. São Francisco de Itabapoana (+26) e Carapebus (+20) completam o ranking positivo da região.

Já Macaé teve um saldo negativo de 319, fruto, principalmente, de vagas encerradas no setor de Construção (-485). Serviços (+191) e Indústria (+44) mantiveram-se com os saldos positivos. São João da Barra seguiu na mesma linha, com saldo negativo de 112, e positivos em Serviços (+50), Comércio (+13) e Indústria (+8).

Setor industrial inicia 2024 como o maior contratante do estado do Rio

Considerando todo o estado do Rio, o setor Industrial – contemplando as Indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública – foi o principal contratante (+4.722). De acordo com a federação, a Construção registrou seu melhor desempenho na geração de empregos desde setembro de 2022, com a contratação de 3.537 novos trabalhadores em janeiro.

Os demais setores industriais também tiveram saldo positivo, com a criação de 1.185 postos de trabalho com carteira assinada. A federação destaca que, apesar de janeiro ainda registrar um volume considerável de demissões sazonais relacionadas à produção para o fim de ano, a indústria teve saldo positivo na geração de emprego. O resultado positivo também foi observado no setor de Serviços, que registrou saldo de 3.469 contratações. Por outro lado, a Agropecuária (-95) e o Comércio (-6.752) tiveram saldo de demissões.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged. Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.