Em 2019, equipe foi eliminada pelo Vasco da Gama depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0 e empatar o segundo em 1 a 1. Cruzmaltino será o próximo adversário, caso o Verdão avance na competição esse ano - DIVULGAÇÃO/ Serra Macaens

Serra Macaense estreia no dia 17 de junho diante do vencedor do duelo entre Heliópolis e Cres

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) realizou na última quarta-feira (4), o sorteio dos confrontos do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). A competição começa no dia 3 de junho (fase preliminar) e vai até o dia 26 de setembro (grande final).

Ao todo, 25 equipes irão disputar a 35a edição do Torneio OPG. Desse total, oito da série A, oito da série B1, sete da serie B2, selecionadas dentre as de melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais Sub 20 de 2019, e duas da série C, sendo a campeã da série C Sub 20 de 2019 jogando em confronto classificatório realizado contra 2ª colocada no campeonato.

Entre as equipes está o Serra Macaense, que entra em campo, na primeira fase, nos dias 17 e 24 de junho, diante do vencedor da preliminar, que será decidido entre Heliópolis e Ceres nos dias 3 e 10 de junho.

Caso avance para a segunda fase, o Verdão encara o Vasco da Gama no dia 8 de julho. O Gigante da Colina foi, inclusive, o adversário da equipe macaense em 2019. No último confronto, os Meninos da Colina venceram o primeiro jogo por 2 a 0 e empataram o segundo em 1 a 1, garantindo a classificação e eliminando os Moleques do Serra da competição.

O Torneio Octávio Pinto Guimarães, também conhecido como OPG, é a segunda principal competição de futebol estadual do Rio de Janeiro na categoria de Juniores.

Além do Serra Macaense, vão disputar a edição de 2020 as seguintes equipes: Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Resende, Volta Redonda, Nova Iguaçu, America (Série A), Audax Rio, Olaria, Barra da Tijuca, Angra dos Reis, Artsul, Sampaio Correa, Tigres do Brasil (Série B1), Maricá, Mageense, Viva Rio/Perolas Negras, Casimiro de Abreu, CIG 7 de Abril, Santa Cruz, Barcelona (Série B2), Ceres e Heliópolis (Série C).