Foto: Paolla Itagiba

Um dia inteirinho marcado por contas e encantamentos. Com o tema: “Matemática na Copa: uma ciência decisiva!”, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG?Castelo em Macaé, no RJ, participaram da tradicional Feira de Matemática 2022, no último sábado (24), na Quadra Miguel Magone.

Este ano, os estudantes aproveitaram o grande evento esportivo para o engajamento no projeto, apresentando trabalhos desenvolvidos por eles durante as aulas de Matemática ao longo do trimestre. As famílias também puderam interagir com os estudantes e conferir diversas operações matemáticas, curiosidades sobre os países participantes e suas bandeiras, gastos e arrecadações com publicidades e investimentos de jogadores, entre outras atividades.

Para o coordenador de Exatas do Colégio Castelo, Bruno França, a feira de matemática foi uma excelente oportunidade de trabalhar também a interdisciplinaridade. “Os estudantes abordaram assuntos relacionados aos jogos, fazendo o link com outras matérias como os exames antidoping, na química; nutrição e condicionamento físico, em biologia; além das medições de campos e o formato da bola, na geometria”, complementa o professor.

E o que não faltou entre eles foi a criatividade. O grupo da aluna Sophia Carvalho, do 7º ano, abordou a matemática usada nas figurinhas da Copa do Mundo. Os integrantes apresentaram cálculos com probabilidades, investimentos financeiros e valores gastos para completar um álbum. Foi proposto ainda um desafio: repetir o feito do jogador Cristiano Ronaldo, que alcançou a marca de 2,56m numa cabeçada que garantiu a vitória para o time do Juventus pelo Campeonato Italiano de Futebol. “Pegamos um cabo de vassoura, prendemos uma bola e penduramos a 2,40m – por que em 2,56m ficaria muito difícil. Quem completasse o desafio ganhava uma figurinha da copa”, explica Sophia.

Foto: Paolla Itagiba

“Achei bem legal a feira. Muita gente consegue aprender mais desse jeito interativo do que na sala de aula comum e com provas. Além do aprendizado, é um incentivo para nós desenvolvermos mais trabalhos como este”, complementa a aluna.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana