Dependentes são acolhidos em um ambiente livre em meio a natureza - Foto Divulgação

Projeto, que trabalha a fé e espírito de comunidade, funciona em Macaé há 10 anos

Trabalhar a recuperação de dependentes químicos usando a fé como um dos métodos de desintoxicação, o trabalho voluntário e o conceito de comunidade são as ferramentas adotadas pela Fazenda Esperança, em Macaé. Localizada em uma área verde próxima a BR-101, o local atende pessoas que tenham algum tipo de vício em drogas e/ou álcool.

Atualmente são 30 acolhidos. Em entrevista ao RJTV, da InterTv, o presidente da fazenda, Rodrigo Bela Gabbay, disse que o primeiro passo para fazer parte dessa comunidade é a pessoa entender que tem um problema. “Ela precisa reconhecer que é uma dependente e precisa de ajuda. Aí ela manda uma carta para gente solicitando a vaga. A nossa fazenda é aberta, só tem porteira por conta dos animais, a gente não tranca as pessoas aqui contra a vontade delas. É um lugar para aqueles que querem realmente mudar de vida e não uma prisão”, explica.

Os acolhidos trabalham todos, de forma voluntária, em várias áreas, como cozinha, horta, cuidado com os animais, entre outros. No local há 47 vacas leiteiras, que foram doadas à fazenda. Elas produzem de 60 a 70 litros de leite por dia.

O método adotado de tratamento é baseando no tripé: espiritualidade, convivência e trabalho e dura cerca de um ano. A espiritualidade é a parte da fé, ou seja, no local não é dado nenhum tipo de medicamento para o interno, eles utilizam as orações para se manterem longe das drogas.

“Aqui somos uma comunidade. Todos os trabalhos são voluntários e as pessoas vão se ajudando entre si. A gente é uma família. Todo domingo, por exemplo, a gente faz um almoço”, conta Marina Nakeba Gabbay Bela, responsável pela fazenda.

A convivência trabalha a questão das divergências e do respeito. O trabalho, além de gerar renda para benefício próprio deles, também é uma forma de ocupação.

Nesse processo de recuperação, apenas programas que possam vir a gerar benefícios para eles são liberados. No local há horário para tudo. Para aproveitar melhor o tempo livre, os internos possuem campo de futebol e vôlei, totó, dama, xadrez, dominó, entre outros, como forma de diversão.

O trabalho realizado pela fazenda tem reconhecimento do Vaticano. Além disso, esse ano foi homenageado na Alerj, na capital fluminense. Em novembro, ela completa 10 anos de fundação em Macaé. Esse projeto teve início no interior de São Paulo com o frei alemão Hans Stapel. No Brasil são mais de 50 unidades.

De todos os internos que passaram pelo local, a maioria sai curada. A ideia é que a ligação com a fé continue mesmo do lado de fora.

A Fazenda Esperança em Macaé fica localizada na Rodovia BR-101, Km 148/149, s/n – Bairro: São Sebastião dos Quarenta – Macaé/RJ. CEP: 27910-970. Para mais informações, o contato é: (22) 2791-0972 ou macae.m@fazenda.org.br.