Piñera, que estava acompanhado de mais três pessoas no momento do acidente, não conseguiu desafivelar o cinto de segurança e escapar do helicóptero.
Morreu nesta terça-feira (6) Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, em um acidente de helicóptero na comuna de Lago Ranco, localizada na província de Ranco, região de Los Rios, Chile. O acidente foi inicialmente reportado pelos jornais La Nación, da Argentina, e ABC, da Espanha, e posteriormente confirmado pelo Ministério do Interior chileno. Segundo informações, a aeronave, pilotada por Piñera, caiu na água minutos após decolar devido a uma forte chuva, ficando submersa a cerca de 40 metros de profundidade.
Piñera, que estava acompanhado de mais três pessoas no momento do acidente, não conseguiu desafivelar o cinto de segurança e escapar do helicóptero. Seu corpo foi resgatado e transportado até a margem por uma lancha. O governo do Chile anunciou que o velório e o enterro do ex-presidente serão realizados com honrarias oficiais.
Com uma carreira política destacada, Piñera liderou o Chile em dois mandatos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Possuía um doutorado em Economia pela Universidade de Harvard e uma fortuna estimada em US$ 2,7 bilhões, sendo acionista de ao menos três empresas.
A Argentina manifestou suas condolências pelo trágico falecimento de Piñera, sendo o primeiro país da América Latina a se pronunciar sobre o ocorrido, enviando uma nota de pesar aos familiares, amigos e ao povo chileno.