odebateon
Alunos conheceram o laboratório que é fruto de parceria entre a Prefeitura de Macaé e o instituto - Divulgação

Atividade faz parte da Semana de Integração e Acolhimento dos calouros de Ciências Biológicas

Como parte das atividades da Semana de Integração e Acolhimento 2019.1, os novos calouros do curso de Ciências Biológicas – bacharelado e licenciatura do Instituto NUPEM/UFRJ realizaram uma visita no último dia 14 à Escola municipal Olga Benário Prestes. Além de explorar a estrutura escolar, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com o diretor e com professores da instituição, que compartilharam suas experiências e desejaram sucesso na trajetória acadêmica dos futuros colegas de profissão.

Durante o encontro, os novos alunos NUPEM/UFRJ também conheceram o Laboratório Integrado de Ciências da escola, fruto de uma parceria estabelecida entre o Instituto e a direção da escola, com a anuência da Secretaria de Educação do município de Macaé e com apoio da FAPERJ.

Essa parceria visa incentivar a “Descoberta de Jovens Talentosos para Ciência dentro da Escola”, de forma que seja possível promover a interação entre os futuros professores (estudantes de licenciatura da UFRJ, principalmente dos Cursos de Ciências Biológicas e Química) e os professores já atuantes nas escolas. Além de criar um espaço de pesquisa e ensino na escola, o laboratório se consolida principalmente como um núcleo de extensão do Instituto NUPEM/UFRJ

“A abordagem de ensino é baseada na experimentação científica e no estímulo do aluno do ensino fundamental e médio ao pensamento crítico baseado em hipóteses (metodologia científica). Assim, os professores terão a possibilidade de se aprimorarem profissionalmente e em contrapartida serem descobridores de jovens talentosos para ciência, de forma continuada e não apenas durante a realização de cursos”, disse o Prof. Dr. Jorge Moraes, do Instituto NUPEM/ UFRJ.

Além da visita à escola, os calouros também conheceram o PARNA Jurubatiba e participaram de palestras ao longo da primeira semana acadêmica.